Buscar
  • Rede D'Or

O que você precisa saber antes da anestesia

Por Rede D'Or

Imagem: Freepik

O objetivo principal da anestesia é bloquear a sensação de dor enquanto o paciente é submetido a algum tipo de cirurgia. Além da aplicação das medicações anestésicas, a função do médico anestesiologista é monitorar continuamente as funções vitais do paciente, como os batimentos cardíacos, pressão arterial, respiração, temperatura corporal, entre outros, garantindo que todo o procedimento transcorra dentro da normalidade. Atualmente, todo esse processo conta com margens extremamente seguras.


Porém, uma pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Anestesiologia revelou que 75% dos entrevistados disseram temer a anestesia. Em alguns casos, o medo chega a causar impactos prejudiciais ao tratamento do doente. De cada quatro pacientes, um tem tanto receio que acaba adiando, e em alguns casos até desistindo, do procedimento operatório.


A escolha de um hospital com elevados níveis de excelência, como os hospitais da Rede D’Or São Luiz, com profissionais altamente qualificados, também é fundamental para a garantia de boa fluência do procedimento a ser realizado.


É importante ressaltar que existem anestésicos administrados pela veia, pela respiração ou diretamente no local de ação, como nervos. O tipo da medicação ou a forma de administração deve ser estudado pela equipe que realizará a cirurgia e a opinião do médico anestesiologista é fundamental na escolha desses fatores. São usados anestésicos opioides direcionados especificamente para dor, medicamentos hipnóticos que fazem o paciente dormir e outros que auxiliam toda a cirurgia.


A equipe técnica da Rede D’Or São Luiz elaborou uma lista com algumas dicas para ajudar aqueles que sofrem com o medo da anestesia, mas precisam encarar alguma intervenção médica que requeira o procedimento!

  1. Relaxe, está tudo sob controle. Lembre-se que seu médico e a equipe estão sempre preparados para realizar procedimentos que necessitem de anestesia sem estresse.

  2. Em caso de procedimentos agendados, tente dormir cedo e chegar bem descansado para a internação;

  3. Faça um jejum mínimo de 6h para ser submetido a um procedimento seguro;

  4. Faça uma refeição leve antes deste período de jejum;

  5. Está na dúvida se pode tomar seus remédios? Confirme com seu cirurgião;

  6. Esmaltes escuros devem ser evitados para evitar erros de leitura dos equipamentos;

  7. Cílios postiços devem ser retirados para segurança do paciente durante os procedimentos;

  8. Não raspe os pelos em casa. Caso seja necessário, a equipe vai raspá-los antes do procedimento, minimizando os riscos de infecção;

  9. Não esqueça de levar seus documentos (identidade e carteirinha do plano);

  10. Chegue ao hospital entre 1 e 2h de antecedência do procedimento ou no horário definido pelo seu médico.

IMPORTANTE: Fique em dia com a sua saúde, consulte um médico e faça exames periodicamente!

1 visualização0 comentário