Buscar
  • Redação JBA

HR-V 2021: novidades em conforto, comodidade, design e segurança

O HR-V chega à linha 2021 com novos equipamentos e tecnologia embarcada, além de novidades em design, conforto e segurança. O SUV da Honda continua sendo oferecido em quatro versões, LX, EX e EXL, equipadas com motor 1.8 16V FlexOne, e a versão Touring, com motor 1.5 Turbo. Os preços são: LX, por R$ 105.100,00; EX, R$ 111.500,00; EXL, R$ 123.600,00 e Touring, por R$ 148.800,00.


Todas as versões passam a trazer faróis com regulagem elétrica de altura do facho de luz e sensor crepuscular para o acendimento automático. Para aumentar a sofisticação e reforçar o visual do SUV, as versões Touring e EXL recebem novas rodas de liga leve de 17 polegadas, com design diferenciado, e novos faróis de neblina em LED, com desenho horizontal, similar ao adotado no CR-V. A versão EXL ganha ainda faróis full LED, antes disponíveis apenas na Touring, retrovisor interno fotocrômico e sensor de chuva. A versão EX conta agora com retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down, além de receber mais dois airbags (de cortina), totalizando seis bolsas infláveis de proteção.


Por sua vez, a versão LX ganha uma central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, a mesma adotada na versão EX, que permite a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação do Waze e Google Maps, reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis ou de serviços de streaming, além da função Voice Tag (Reconhecimento de Voz) no volante, que permite atender e realizar chamadas, reproduzir músicas, entre outras funcionalidades. A LX recebe ainda os repetidores de seta nos retrovisores externos e quatro airbags novos (dois laterais e dois de cortina). Com isso, todas as versões do HR-V 2021 passam a contar com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina).

Design - A dianteira traz, em todas as versões, faróis com luzes diurnas de rodagem em LED - com conjunto óptico duplo halógeno nas versões LX e EX, e full LED nas versões EXL e Touring -, enquanto a traseira possui lanternas com guias em LED em todas as variantes, que combinam com o atraente design do HR-V. De série em todas as versões, o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat agrega uma versatilidade única ao modelo, com três modos de utilização: Utility, que permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície verdadeiramente plana para acomodação de bagagens; Tall, que proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros; e Long, para o transporte de volumes longos, como uma prancha de surf, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro. Com os bancos na posição normal, o HR-V oferece 437 litros de capacidade do porta-malas, nas versões LX, EX e EXL, e 393 litros na versão Touring.


Todas as versões trazem de série ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina (halógenos nas versões LX e EX e em LED nas versões EXL e Touring), bem como vidros elétricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. A linha 2021 agrega também o acendimento automático dos faróis e a regulagem de altura do facho de luz.


A versão EX traz ar-condicionado digital touchscreen, paddle shifts para trocas de marcha no volante, habilitando a simulação de sete velocidades na transmissão CVT, bem como espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down em marcha a ré, além de sensores de estacionamento traseiros. Nas versões EXL e Touring, o HR-V oferece todos os itens acima e bancos revestidos em couro, central multimídia de 7" com navegador integrado, retrovisor interno fotocrômico e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da grade frontal com acabamento em black piano. Todas as versões são equipadas com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), luzes de frenagem de emergência (ESS) e seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina).


Versão Touring - A versão topo de linha do HR-V traz equipamentos exclusivos que posicionam o SUV em um patamar superior. Além da performance diferenciada, graças à adoção do motor 1.5 Turbo, de 173 cv, combinado à transmissão CVT, o HR-V Touring oferece tecnologias únicas no modelo. O exclusivo teto solar panorâmico da versão Touring aumenta a sensação de espaço e luminosidade para os ocupantes e agrega um estilo único ao HR-V. Na parte traseira, o logotipo "Turbo" e o sistema de escapamento em inox com duas saídas completam o design.


O interior refinado da família HR-V, reconhecido pela qualidade dos materiais, uso inteligente do espaço e pela sofisticação, traz um toque adicional de estilo na Touring, recebendo os ocupantes em um ambiente único. Essa versão oferta - de acordo com a cor externa - a opção de acabamento na cor cinza claro ou preto para bancos, laterais de porta, console central e painel. Costuras duplas nas laterais de porta também são exclusivas do modelo Touring. Equipado com a tecnologia Smart Entry, é possível a abertura do modelo sem o uso da chave, por aproximação, enquanto o botão de partida torna ainda mais cômoda a operação do veículo.


O HR-V Touring oferece ainda o sistema Honda LaneWatch, tecnologia composta por uma câmera instalada no retrovisor direito, que amplia o ângulo de visão do motorista além do proporcionado pelo espelho retrovisor, eliminando pontos cegos e projetando essa imagem ampliada no sistema multimídia, ao se acionar a seta, ou mesmo ao pressionar um botão na alavanca. Com isso, o condutor tem mais segurança em mudanças de faixa e mais comodidade em manobras.


Performance – As versões LX, EX e EXL são equipadas com o motor 1.8 16V FlexOne de até 140 cv na gasolina e 139 cv no etanol, que é combinado à transmissão CVT - com simulação de sete velocidades e aletas para trocas de marchas no volante, nas versões EX e EXL. A versão Touring, por sua vez, traz motor 1.5 turbo de quatro cilindros, com calibragem específica para o HR-V, que utiliza turbo de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm.


Este propulsor é acoplado à transmissão continuamente variável (CVT), a mesma adotada no Civic Touring e no CR-V, mas ajustada especificamente para o HR-V Touring, que entrega ampla potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor. Essa transmissão traz algumas características específicas: função Kick Down, que reduz rapidamente a relação de marcha para permitir uma retomada mais eficiente quando o pedal do acelerador é pressionado até o fim do curso e uma modularidade maior da aceleração em médias rotações, bem como a simulação das sete velocidades com o acelerador a plena carga, aumentando a percepção de performance e reduzindo o ruído de aceleração nesta condição.


O freio motor fornecido pela transmissão CVT do modelo Touring traz simulação de reduções de marcha de forma automática em condições de frenagem brusca, aumentando a eficiência. O HR-V Touring possui ainda calibragem específica para o conjunto de suspensão, barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro e a tecnologia Agile Handling Assist (AHA), que aprimora a estabilidade dinâmica do SUV em curvas, aplicando o conceito de vetorização de torque. Com isso, mantém a dirigibilidade e conforto característicos do SUV, com um toque superior de dinâmica.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atua como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo