O Compromisso Diário de Cuidar do Nosso Maior Tesouro
- Pe. Ezequiel Dal Pozzo

- 2 de set.
- 2 min de leitura
Por Padre Ezequiel Dal Pozzo

Em meio a um mundo em constante mudança, onde "modas, propostas e vícios se apresentam na estrada", surge uma pergunta fundamental: o que realmente permanece? O que verdadeiramente nos dá segurança e sentido? A resposta, muitas vezes sussurrada no silêncio do coração, aponta para um lugar sagrado, nosso primeiro e mais importante refúgio: a família. Cuidar da família, no entanto, é muito mais do que garantir o sustento material ou manter uma aparência de harmonia. É uma decisão diária, um compromisso ativo de seguir uma trilha exigente, mas recompensadora: a trilha do amor e da verdade. A alegria, nesse contexto, não é um acidente, mas uma consequência. Ela nasce da prática cotidiana do perdão, da capacidade de superar os desentendimentos e de curar o que doeu. A vida é melhor e mais segura não nos lares onde nunca há discussões, mas naqueles onde, após a tempestade do conflito, sempre há a vontade sincera de reencontrar a verdade e de recomeçar no amor.
A família é a nossa primeira escola, o lugar onde aprendemos as lições mais vitais. É no colo que as crianças aprendem o sentido da vida, no exemplo dos pais que descobrem a força do compromisso, e na partilha do abraço e do pão que celebram a comunhão. É ali que aprendemos a persistir diante dos fracassos e a bendizer a Deus nas conquistas, a nunca, jamais, desistir do amor. Muitos buscam a felicidade em destinos distantes, em conquistas grandiosas. Mas a verdadeira sabedoria está em construir um lar tão cheio de amor e significado que, mesmo quando estamos longe, sentimos uma doce saudade. Esse sentimento não é de tristeza, mas um termômetro da riqueza que construímos, um sinal de que temos um porto seguro para onde voltar. O amor de Deus nos cura através do perdão que praticamos em família, nos transforma ao nos moldar na escola do amor e da verdade, e nos sustenta com a segurança de um lar que se torna um oásis de paz. Que possamos, hoje e sempre, renovar nosso compromisso de cuidar bem do nosso maior tesouro. Pois, quem fizer da sua casa um lar, encontrará a fonte de paz que tanto buscamos e deixará a mais bela das heranças: a certeza de que vale a pena amar.

Padre Ezequiel Dal Pozzo é graduado em Filosofia e Teologia e mestre em Teologia Sistemática e acredita que a música tem poder de formar o espírito. Por meio de suas músicas e textos, busca ajudar as pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido da vida. (contato@padreezequiel.com.br)






Comentários