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  • Redação JBA

Nutricionista fala sobre as principais causas da prisão de ventre

A prisão de ventre ou constipação intestinal atinge cerca de 16% da população em todo o mundo e pode afetar indivíduos de qualquer idade. Segundo a nutricionista, Juliana Vieira, o problema tem diversas causas. Uma delas é uma quantidade insuficiente de fibras ingeridas regularmente. Outro fator é a ingestão de pouca água, sedentarismo e até alguns medicamentos. "A prisão de ventre ainda está associada a doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal. Estresse, depressão e ansiedade são outras ocorrências capazes de interferir nos hábitos intestinais", explica a nutricionista. Segundo Juliana, quem sofre com a prisão de ventre deve incluir alguns alimentos no cardápio. "Alimentos ricos em fibras; frutas como mamão; hortaliças e iogurte probiótico. Deve-se ingerir de 25 a 35 gramas distribuídas ao longo do dia. Além disso, a pessoa deve beber no mínimo 2 litros de água por dia", ressalta a profissional.


Além disso, devem ser evitados alimentos ricos em gordura saturada, gordura trans, açúcar e sódio. Em relação às bebidas, é importante prestar atenção ao consumo daquelas com quantidades excessivas de açúcar, como refrigerantes e xaropes; cafeína, como chás e café; e sódio, como refrigerantes diet e isotônicos. A nutricionista também ensina a receita de um suco para soltar o intestino. Suco de mamão, ameixa e aveia

  • 1/2 mamão,

  • 1 ameixa-preta,

  • 1 copo de 200 ml de leite vegetal

  • 1 colher De sopa de aveia em flocos

  • 1 colher de sopa de óleo de coco Bater tudo no liquidificador e tomar em seguida

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