top of page
Buscar

Novo X4 xDrive 30i M Sport está mais tecnológico

Por Vito Zanella


Com todas as suas versões a combustão sendo produzidas no Brasil, mais precisamente na fábrica do BMW Group em Araquari/SC, o novo X4 xDrive 30i M Sport chega ao mercado brasileiro com visual renovado. O SAC (Sport Activity Coupé ou Cupê de Atividade Esportiva, em português) ganha atualizações na dianteira, traseira, lateral e no interior e tem preço sugerido de R$ 475.950,00.


A semelhança da dianteira do X4 com a X3 não é coincidência. O novo X4 adota o mesmo design do irmão, mas com uma exclusiva grade, que assim com o para-choque redesenhado, dá ao SAC uma aparência mais esportiva. Os faróis de LED adaptativos ganham novo formato e são de série. As lanternas de LED traseiras também são novas e enfatizam a largura do veículo, se projetando pela carroceria coupé do X4 com design tridimensional. O para-choque traseiro, com design mais agressivo e as novas rodas de 20 polegadas, completam o visual.

O novo X4 adota o mesmo interior do novo BMW Série 4. O painel de instrumentos e a central multimídia formam o BMW Live Cockpit Professional. Duas telas, de 12,3 polegadas de alta resolução, exibem as informações do veículo e do sistema de entretenimento - sendo esta última sensível ao toque e compatível com Apple Car Play e Android Auto. O ar-condicionado tem controle de temperatura automático com três zonas. Além do porta-copos, o novo console central acomoda a alavanca seletora de marchas, botões para o sistema start/stop e partida do motor, freio de estacionamento elétrico, controle da multimídia entre outros comandos do veículo.


A versão xDrive30i M Sport traz sob o capô um motor de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³, TwinPower Turbo, que rende 252cv de potência (entre 5.200 e 6.500rpm) e 350Nm de torque máximo (entre 1.450 e 4.800rpm). Neste caso, a aceleração de 0 a 100km/h é feita em 6,4 segundos, e a velocidade máxima é de 240km/h. A transmissão é automática de oito marchas, com aletas atrás do volante para trocas manuais. A tração, como o próprio nome do carro já diz, é o integral BMW xDrive.

Tecnologia e conectividade - O novo X4 vem ainda recheado de tecnologia e conectividade. É o caso dos sistemas Driving Assistant com ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo), Parking Assistant Plus, Surround View, com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. O Driving Assistant oferece uma condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.


Também de série, o BMW ConnectedDrive é um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card - o mesmo utilizado em smartphones - conectado à internet. Esta tecnologia permite obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, serviço de alerta de manutenção de componentes (Teleservices), serviços de Concierge, como reservas de hotéis e recomendações sobre restaurantes e chamada de Emergência Inteligente.


Com o My BMW App, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis e acionar a ventilação do carro. Além disso, com o My BMW App é possível verificar o status do carro, caso tenha alguma porta ou janela aberta, ter informações sobre a quilometragem, o nível do tanque de combustível ou a autonomia, manutenções e serviços necessários, localizar e fazer contato com concessionários, mensagem de check control como, fluído de freio ou óleo do motor, e ainda, receber notificações a cada atualização de software (Remote Software Upgrade).


Inteligente e adequado ao humor - A evolução da tecnologia tem criado sistemas cada vez mais interessantes. Caso dos Intelligent Personal Assistant (IPA) e do Caring Car. O primeiro permite uma interação, por voz, com o próprio carro de forma natural, permitindo ativar diversas funções do veículo, por exemplo, o controle de temperatura, as luzes, a mídia, modos de experiência, abertura de janelas, entre outros.


Já o Caring Car adequa o automóvel de acordo com o humor do proprietário. A funcionalidade transforma o interior do veículo ativando diversos sistemas com funções pré-definidas. Por exemplo, em caso de cansaço, basta dizer ao assistente pessoal inteligente "Olá, BMW, estou cansado (a)", e o sistema automaticamente ajusta a música ambiente, a temperatura do ar-condicionado, a iluminação interior, e o teto solar para criar um ambiente propício para se revitalizar.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

コメント


bottom of page