top of page
Buscar

Novo Virtus chega em 2023 com extensa lista de itens de série

Por Vito Zanella


Novo Virtus chega ao mercado brasileiro mais moderno, sofisticado, tecnológico e seguro. A lista extensa de itens de série desde as versões mais básicas e o novo design exclusivo são as novidades na linha 2023 do sedã da Volkswagen. As novidades começam na dianteira, totalmente nova. Recebe agora o conjunto de faróis e iluminação de neblina em LED de série para todas as versões. Com elementos inéditos, a traseira também recebeu lanternas em LED com nova assinatura que invade a tampa do porta-malas. O emblema, com nome do modelo, aparece centralizado e acompanhando o novo logo da marca. O destaque fica para a parte inferior, que recebe friso cromado na versão Highline, além de refletores. Todas as versões receberam rodas renovadas, especialmente a versão topo de linha, com design diamantado de 17 polegadas. A pintura especial Azul Biscay é novidade na paleta de cores, acompanhando as outras quatro opções disponíveis: branco Cristal, cinza Platinum, preto Ninja e prata Sirius.


Upgrade interior - Conforto para todos os ocupantes sempre foi o destaque do Virtus. E agora, para quem viaja nos bancos dianteiros, as novidades começam nos pontos de contato com o carro. O painel recebeu revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. Os bancos são totalmente novos, em couro a partir da versão Comfortline, e com detalhes na cor Marrom Mocca na topo de linha Highline. O volante multifuncional tem mesmo acabamento, mas na cor preta; por fim, a manopla de câmbio tem detalhe iluminado, assim como os SUVs T-Cross e Taos.

A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas, e o ar-condicionado Climatronic Touch compõe a ilha digital do novo Virtus. De série em todas as versões, o sedã ganhou carregador de celular por indução e duas entradas USB-C. Os passageiros do banco traseiro ficam livres para ocupar os 960 mm de espaço para as pernas e os 952 mm de espaço para cabeça. E contam também com saída de ar-condicionado e outras duas entradas USB-C. Atrás dos bancos são 521 litros de capacidade (VDA) no porta-malas, o maior do segmento.


Para 2023, o modelo teve seu pacote de assistências ao motorista incrementado. O ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) são funções de série em todas as versões com câmbio automático, acompanhados da Função Frenagem de Manobra, seis airbags, Detector de Fadiga, Sistema de Frenagem Pós-Colisão, XDS+, sistema exclusivo da VW que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, controlando a entrega de potência, e o BSW, função que atua reduzindo automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado.


Debaixo do capô, toda a linha do três-volumes está equipada com motores da linha TSI da VW. São cinco configurações disponíveis: 170 TSI com câmbio manual ou automático para a versão de entrada; o 200 TSI para as versões Comfortline e Highline; e o 250 TSI, especialmente para a nova versão Exclusive. Para todas as versões, o sedã terá ainda o Pacote Black, disponível nas concessionárias. Dando uma pitada de esportividade, o kit contempla rodas exclusivas e capa de retrovisor em preto piano, tapetes de borracha, spoiler na tampa traseira, pedaleiras em alumínio, adesivos nas soleiras e capa para chave.


Exclusive: o Virtus mais sofisticado da história

Inspirado no sedã clássico da VW de 1990, o Santana EX, a nova versão Exclusive chega para assumir o posto de mais completa e sofisticada da história do Virtus. A soma do design exclusivo, à tecnologia e ao desempenho do motor 250 TSI faz do Exclusive um carro versátil: todas as características de um sedã sofisticado levados por um motor com desempenho de um esportivo, com quatro modos de condução à disposição (Eco, Normal, Sport e Individual). O design da versão é exclusivo, recebe para-choques inéditos com frisos em cinza e o emblema Exclusive na grade dianteira, que acompanham as capas de retrovisor na mesma cor. Nas laterais, as rodas são de 18 polegadas com acabamento escurecido e o emblema Exclusive conecta o para-lama com a porta dianteira. Por fim, a traseira completa a roupagem minimalista e sofistica, com emblemas pintados em preto piano. Os bancos em couro recebem costura e design únicos, que acompanham as costuras duplas por todas as peças de couro da cabine: painel dianteiro, portas dianteiras, volante e apoio de braço no console central. Assim como no exterior, o emblema Exclusive aparece gravado no acabamento em couro ao lado da saída de ar-condicionado do passageiro e nos encostos de banco. A versão que completa a linha do Novo Virtus chegará ao mercado ainda no primeiro semestre de 2023.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

Comments


bottom of page