Buscar

Novo Trailblazer chega com mudanças no visual e mecânicas

Por Vito Zanella


A participação dos SUVs está em alta no mercado brasileiro. O segmento é o que mais cresce e já representa um em cada quatro automóveis emplacados no país. Em relação a vendas, a Chevrolet teve 45% de crescimento no acumulado do ano – segundo a marca, em virtude da excelente aceitação do novo Tracker e da nova opção de motorização do Equinox.


Para reforçar o time, a Chevrolet apresenta o novo Trailblazer, que estreia neste início de setembro. O utilitário esportivo de sete lugares ganhou atualização visual, mudanças mecânicas e estruturais, além de mais equipamentos de série, como o Wi-Fi nativo e o sistema de frenagem autônoma de emergência auxiliado pelo assistente de frenagem inteligente. O modelo é ofertado na versão topo de linha Premier 2.8TD AT6.


À primeira vista, a linha 2021 do Trailblazer chama a atenção pelo design. A frente segui o estilo da atual linha de utilitários globais do fabricante. Diferencia-se pela grade toda escura com o nome Chevrolet em alto relevo entre duas barras cromadas. A tradicional gravata dourada, emblema da marca, aparece pela primeira vez deslocada do centro, localizada agora mais embaixo, à esquerda, sobre uma trama tipo colmeia.


Todo esse conjunto está em harmonia com os LEDs dos faróis e com o novo para-choque, que passa a contar com aplique central em cor diferenciada e uma moldura na parte inferior, projetada para melhorar a capacidade do veículo de superar obstáculos principalmente em trajetos off-road. O mesmo propósito vale para o posicionamento mais elevado dos novos faróis auxiliares, que proporcionam maior proteção às lâmpadas e melhor poder de iluminação em determinadas situações, como na transposição de trechos alagados. Na lateral, o destaque são as rodas com design esportivo. São de 18 polegadas, com bordas usinadas e de seis aros chanfrados com um acabamento grafite exclusivo para o modelo.


Na parte traseira, a principal evolução está na câmera de ré. O item, que já contava com alerta de tráfego cruzado, passa a projetar imagens de alta definição. Outra inovação é a função de engate com linha-guia específica, zoom para facilitar a operação de acoplamento e a possibilidade de acionamento temporário da câmera traseira em plena viagem para uma checagem da situação do reboque. Como na picape S10, o Trailblazer conta com controle eletrônico de oscilação do trailer. Este sistema é capaz de identificar alguma instabilidade dinâmica da carreta e acionar seletivamente os freios do SUV para minimizar o efeito.



Wi-Fi - Para a linha 2021, o SUV de grande porte da Chevrolet ganha uma série de recursos inovadores que agregam praticidade ao dia a dia, como o sistema Wi-Fi nativo com conexão para até sete dispositivos e sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone, capaz, segundo o fabricante, de se manter mais tempo conectada à rede 4G em função da antena que amplifica o sinal. A tecnologia permite que sejam feitas atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. Além disso, o modelo é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário, que também pode iniciar a refrigeração da cabine à distância como forma de experimentar uma das várias funções do novo aplicativo myChevrolet. O novo Trailblazer também incorpora ainda a mais moderna geração do multimídia MyLink. A novidade é a projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play.


Segurança - O Traiblazer ficou ainda mais robusto com os reforços adicionais a sua estrutura, proporcionando ainda mais proteção aos ocupantes. E segurança é um outro destaque do modelo que já oferecia itens como seis airbags, alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa, alerta de ponto cego e controle eletrônico avançado de estabilidade e de tração. O pacote está mais abrangente na linha 2021 com a disponibilidade do sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira. Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta. O Trailblazer utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência.


Em relação aos equipamentos de comodidade a lista é ampla: acabamento interno premium, sistema de áudio de alta fidelidade, banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de chuva e crepuscular, sistema de controle em declives, assistente de partida em aclives, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros. O veículo acomoda até sete ocupantes em três fileiras de assentos em diferentes níveis de altura. Mesmo quem vai acomodado na parte traseira conta com bancos com encosto inclinável, sistema de climatização individual e ajustável. Os dois assentos posteriores, aliás, são escamoteáveis. Dessa forma pode-se abrir mais espaço para bagagem. O compartimento de carga o utilitário da Chevrolet vai de 205 litros a 1.830 litros.


Novo turbo – O novo Trailblazer tem 4.883 mm de comprimento, 1.902 mm de largura e 2.845 mm de entreeixos. É equipado com um motor 2.8 turbo diesel que recebeu uma nova turbina e atualização do software da central eletrônica que deixam as acelerações mais progressivas, reduzindo o efeito turbo lag comum a veículos com torque elevado. Para a integração da nova turbina, a engenharia trabalhou numa nova calibração para o motor de 200 cavalos de potência e 51 kgfm de força. O propulsor, que conta com um inovador sistema que ajuda a reduzir os níveis de ruído e de vibração do veículo, trabalha acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas manuais. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h passa a ser feita em 10,3s. O novo Trailblazer está disponível em sete opções de pintura externa: branco Summit, vinza Graphite, prata Switchblade, preto Ouro Negro, vermelho Edible Berries e as inéditas na linha cinza Topázio e azul Eclipse.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atua como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

18 visualizações

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br