top of page
Buscar

Novo Série 5 chega ao Brasil em versões híbrida plug-in e 100% elétrica

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação

Totalmente novo, o BMW Série 5 chega ao Brasil repleto de tecnologias e novidades. Com o visual totalmente renovado, o novo Série 5 tem uma linguagem de design clara e que enfatiza a elegância e esportividade do sedã. Em comparação com o modelo antecessor, a nova geração cresceu 97 mm em comprimento (totalizando 5,06 m), 32 mm em largura (para 1,90 m), e 36 mm em altura (total de 1,51 m). A distância entre eixos foi aumentada em 20 mm e chegou aos 2,99 m. A aparência frontal é caracterizada por uma interpretação moderna dos faróis e da grade duplo rim, tradicional da BMW. Elementos em LED no interior dos faróis, dispostos quase verticalmente, servem como indicadores de direção e luzes de direção diurna. Equipado com o BMW Iconic Glow, o novo Série 5, assim como é possível ver em outros carros da marca, tem o contorno da grade iluminado. Na vista lateral, apresenta linha de cintura elevada e diversos elementos de design que forçam o caráter esportivo do sedã. As saias laterais pintadas de preto, as maçanetas das portas embutidas e o número 5 em alto relevo na base da coluna C chamam atenção. As proporções dinamicamente alongadas fluem para uma traseira imponente. As lanternas traseiras horizontais totalmente em LED reforçam as linhas robustas e elegantes do modelo.


Foto: Divulgação

Por dentro, assim como no i7, o cockpit do novo Série 5 possui um número significativamente reduzido de botões em comparação com o modelo anterior. Com design clean e futurista, o conceito Shy Tech, que estreou no BMW iX, possibilita controlar as funções do carro por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central. O painel de instrumentos e a central multimídia são compostos pelo BMW Curved Display, uma incrível tela curva composta por uma tela de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. O sistema torna a condução muito mais agradável. A menor, programável em design e itens de controle do veículo, fica responsável por exibir informações do painel de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento e tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto sem fio.


Foto: Divulgação

O novo Série 5 chega ao país em duas versões: uma inédita 100% elétrica, chamada i5 M60, e outra híbrida do tipo plug-in, que chegará nos próximos meses. O i5 M60 está equipado com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração. Vem com dois motores, um em cada eixo que tornam a tração do modelo em integral, a versão tem uma potência de até 601 cv e 820 Nm de torque. Com esse sistema, o i5 acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e sua velocidade máxima é limitada a 230 km/h para preservação da bateria. Localizada na parte inferior da carroceria, a bateria de alta tensão do i5 tem capacidade energética utilizável de 81,2 kWh. De acordo com o ciclo PBVE, o i5 M60 tem alcance de até 391 quilômetros. O modelo conta ainda uma a nova função chamada MAX RANGE, que pode aumentar a autonomia em até 25%, limitando a potência, a velocidade e desativando as funções de conforto.


Foto: Divulgação

O modelo vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba uma série de assistentes, como controle adaptativo de velocidade viagem e o Lane Keeping Assistant, capazes de manter o carro na estrada com extrema precisão sem interferências do motorista. Com o Parking Assistant Professional, o i5 estaciona 100% sozinho. Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções. O Digital Key Plus, sistema de chave virtual, compatível com iPhone e smartphones Samsung Galaxy, dispensa a chave física e facilita o acesso ao carro exclusivamente com o celular. Equipado com o Intelligent Personal Assistant (IPA), o novo i5 ganhou skills para interagir, por voz, com o próprio carro para ativar diversas funções do veículo. O modelo também tem compatibilidade com o My BMW App. Com ele, é possível ativar funções remotas, como localizar o veículo, trancar e destrancar o carro, acender os faróis, e acionar a ventilação do carro, e ainda é possível visualizar o 3D View, entre outras coisas.


Foto: Divulgação



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.  


Comments


bottom of page