Por Vito Zanella

Dimensões compactas no exterior e com o tradicional uso inteligente de espaço interno, a filosofia de criação da MINI segue em alta. É o caso do novo MINI Aceman, que acaba de chegar ao Brasil. Priorizando o espaço para os ocupantes e primeiro carro da marca concebido para ser 100% elétrico, o modelo chega com a missão de conquistar novos públicos, já que está posicionado em um segmento até então inédito para a MINI. Posicionado entre o Cooper e o Countryman, o Aceman é recheado de tecnologia para otimizar o conforto dos seus passageiros. Visualmente, o Aceman segue o conceito de design "Clever Use of Space", mas ganhou uma releitura distinta. O caráter versátil e aventureiro do Aceman são enfatizados pelas barras de teto e rodas de 18 polegadas.

Com design exclusivo, os faróis de LED do carro também enfatizam a posição distinta do Aceman dentro da família de modelos MINI. Sua forma é perpetuada na clareza do design do capô com suas linhas precisas, dando à frente do veículo seu caráter diferenciado. Os elementos de luz diurna dos faróis de LED podem ser alternados entre três modos diferentes. A parte traseira do veículo reflete clareza de design, apresentando grandes superfícies horizontais que enfatizam a postura ampla e estável do veículo. As lanternas traseiras verticais contam com três gráficos distintos.

O estilo de design MINI é expresso de forma clara no interior deste modelo que carrega a visão original de Alec Issigonis, o inventor do clássico Mini, que busca o uso inteligente de espaço e ergonomia com todos os comandos a mão do condutor. Com seu volante de fácil manuseio e um display central OLED, o cockpit ecoa elementos-chave de design do clássico Mini. O banco traseiro, de tamanho generoso, oferece espaço para três passageiros. Graças ao encosto dobrável na proporção 60:40, o compartimento de bagagem pode ser estendido de 300 litros para até 1.005 litros conforme necessário. Com tecnologias inovadoras, o display circular OLED confere ao interior uma qualidade expressiva adicional. Com um diâmetro de 240 mm, o instrumento central apresenta um design extremamente plano e uma superfície de vidro de alta qualidade. Compatível com Apple Car Play e Android Auto sem fio e equipada com o novo MINI Operating System 9, todas as funções do veículo podem ser operadas intuitivamente através do toque ou do assistente de voz. O sistema de som na versão MINI Aceman SE é assinado pela Harman-Kardon.

O novo Aceman E conta com potência de 184cv/135kW e torque de 290Nm, acelerando o carro de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 170 km/h. Enquanto a versão MINI Aceman SE tem potência de 218cv/160kW e torque de 330Nm, permitindo que o veículo acelere de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e alcance uma velocidade máxima de 180 km/h. Com capacidade energética de 42,5 kWh, a bateria do MINI Aceman E alcança uma autonomia de até 253 quilômetros no ciclo de teste do Inmetro. A bateria de alta voltagem do MINI Aceman SE tem capacidade energética de 54,2 kWh e possibilita uma autonomia de até 270 quilômetros de acordo com o Inmetro.

O novo MINI Aceman possui 12 sensores ultrassônicos e quatro câmeras de visão surround no total. Eles dão suporte aos inovadores sistemas de assistência ao motorista, que visam aumentar a segurança a bordo e fazem parte da lista de equipamentos de série do modelo, como o Driving Assistant Plus e o Parking Assistant Plus, que incluem funções como: assistente de manutenção de faixa, detecção de ponto cego, prevenção de colisões, controle de direção longitudinal e lateral (entrar e sair de um espaço de estacionamento), câmera de visão traseira, controle de cruzeiro ativo, visualização 360° no entorno do carro, dentre outras funções.

Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comments