Novo Macan: primeiro SUV totalmente elétrico da Porsche
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Novo Macan: primeiro SUV totalmente elétrico da Porsche

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação

Dez anos após seu lançamento, o Porsche Macan parte para a segunda geração de modelos, agora com propulsão totalmente elétrica. Através de seu design progressivo e atemporal, desempenho característico da Porsche, autonomia de longa distância e alta praticidade diária, o novo Macan 4 e o novo Macan Turbo têm como objetivo atender completamente aos requisitos dos clientes da Porsche que escolhem um SUV. Segundo a marca, o novo Macan oferece performance em qualquer terreno e alto nível de usabilidade diária. Em combinação com o Launch Control, o Macan 4 produz até 408 cv de potência, enquanto o Macan Turbo ostenta até 639 cv. O torque máximo é de 650 e 1.130 Nm, respectivamente. Com isso, o Macan 4 acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Macan Turbo leva apenas 3,3 segundos. Os dois modelos atingem velocidades máximas de 220 e 260 km/h, respectivamente. O início das pré-vendas do novo Macan no Brasil é esperado para o primeiro trimestre de 2024, com as primeiras entregas previstas ainda para este ano. Preços e especificações serão anunciados futuramente. A geração atual do Macan, com motores à combustão, continuará sendo comercializada no país.


Foto: Divulgação

Graças às proporções mais equilibradas e à identidade de design da Porsche, os novos modelos Macan parecem dinâmicos e dominantes. A inclinação suave do capô e as asas fortemente pronunciadas dão ao SUV, que tem 4.784 mm de comprimento, 1.938 mm de largura e 1.622 mm de altura, uma aparência dinâmica mesmo quando está parado. O novo Macan é equipado com rodas de até 22 polegadas com montagem escalonada de pneus. A distância entre eixos é 86 mm mais longa que a do modelo anterior (2.893 mm). Os faróis são divididos em duas partes. A característica silhueta de voo da Porsche forma uma unidade com a janela traseira plana. O logotipo da Porsche agora fica no centro da faixa de luz esculpida em 3D.


Foto: Divulgação

A eletrificação levou ao aumento do espaço de bagagem no Macan. Dependendo da versão, a capacidade atrás do banco traseiro pode chegar a 540 litros (modo de carga). Além disso, há o 'frunk', um segundo compartimento de bagagem sob o capô dianteiro com capacidade de 84 litros. Isso representa 127 litros a mais do que o modelo anterior. Se o encosto do banco traseiro for dobrado completamente, a capacidade do compartimento de bagagem aumenta para até 1.348 litros. A capacidade máxima de reboque de 2.000 kg completa as qualidades do novo Macan.


Foto: Divulgação

Considerando a versão, o motorista e o passageiro da frente agora ficam até 28 mm mais baixos do que antes, enquanto os passageiros traseiros ficam até 15 mm mais baixos com aumento do espaço para as pernas. O interior é inequivocamente Porsche: a largura do cockpit é enfatizada por um painel preto integrado. O Macan é equipado com o conceito de exibição e operação de última geração com até três telas, incluindo o painel de instrumentos de design curvo de 12,6 polegadas e o visor central de 10,9 polegadas. Pela primeira vez, o passageiro também pode visualizar informações, ajustar configurações no sistema de entretenimento ou transmitir conteúdo de vídeo enquanto o carro está em movimento através de sua própria tela opcional de 10,9 polegadas. Também pela primeira vez, a interface Porsche Driver Experience inclui um display frontal com tecnologia de realidade aumentada. Elementos virtuais, como setas de navegação, são integrados visualmente ao para-brisa de maneira perfeita ao mundo real. A imagem aparece para o motorista a uma distância de 10 metros e corresponde ao tamanho de uma tela de 87 polegadas. O sistema de entretenimento de última geração é baseado no Android Automotive OS. Tanto o Macan 4 quanto o Macan Turbo possuem tração integral. Os dois motores elétricos são controlados quase em tempo real por meio da unidade eletrônica de potência.




Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.  


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