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  • Redação JBA

Novo Kicks chega com mudanças e sem alteração de preços

Por Vito Zanella


Nissan apresenta o novo Kicks, produzido no Complexlo Industrial da marca em Resende (RJ), que estará disponível na segunda quinzena de março com novo design, equipamentos inéditos de segurança e conforto, além de refinamentos na parte mecânica. Em uma ação especial para quem quer sair na frente, os interessados já podem adquiri-lo em uma pré-venda com vantagens exclusivas pela Loja Virtual Nissan (loja.nissan.com.br). O novo Kicks chega com a mesma tabela de preços do modelo anterior em todas as versões. Assim, o novo crossover nacional da Nissan começa em R$ 90.390,00, na versão manual, e vai a R$ 116.390,00, na opção topo de linha.


O Kicks 2022 ganhou novas nomenclaturas em suas versões para ficar alinhado com o que a marca japonesa oferece em outros países da América Latina. Os novos nomes são os mesmos lançados com o novo sedã Versa, que começou a ser vendido no Brasil em novembro. Tem quatro níveis de acabamento com dois tipos de câmbio (manual de 5 velocidades e CVT): Sense Manual, por R$ 90.390,00; Sense CVT, R$ 98.390,00; Advance CVT, R$ 106.390,00 (Pack Plus, por R$ 108.390,00); e Exclusve CVT, R$ 116.390,00 (Pack Tech, por R$ 119.890,00). Além disso, tem nove opções de cores (3 delas de dois tons e disponíveis apenas para a versão Exclusive). O destaque para a nova linha é a inédita azul Elétrico. Serão três opções para o acabamento do interior: totalmente preto, Macchiato (combinada somente com carroceria nas cores preto, nranco e nranco com Teto preto) e cinza com preto (combinada somente com azul Elétrico e azul Elétrico com Teto preto).


Mudanças internas e externas - Mantendo seu amplo espaço interno, o modelo recebeu mudanças no exterior e na cabine. Na frente, o para-choque combina com a ampla grade Double V-motion, itens que são realçados pelos frisos cromados e pelos detalhes em black piano. Os faróis de Full LED com função DLR (luz de rodagem diurna), um item de série em todas as versões com câmbio CVT, e faróis de neblina de LED garantem melhor alcance e projeção da luz com qualidade, maior durabilidade e baixo consumo de energia. As luzes de direção posicionadas nos retrovisores externos também contam com LED. Na traseira, as lanternas (de freio inclusive) também são de LED e possuem um recurso de estilo no qual elas se estendem de um lado para o outro, separadas somente pelo logotipo da Nissan no centro da tampa do porta-malas, adicionando uma marcante linha horizontal que enfatiza a ampla estrutura traseira. Como na frente, o novo para-choque traseiro dá uma sensação de mais volume.


O Kicks 2022 mantém uma das características mais marcantes do estilo da linha, e que lançou tendência no segmento: o "teto flutuante". Essa solução de design faz com que a coluna C pareça não existir por conta do acabamento em preto que se funde com os vidros das portas traseiras, mas que ainda permite excelente visibilidade externa para todos. Outras novidades são a antena estilo "barbatana de tubarão" (de série para toda a linha) e as rodas de liga leve aro 17 com desenho inédito nas versões Advance e Exclusive.

Integração motorista e carro - Por dentro, o novo Kicks também traz novidades que aumentam ainda mais a integração dos ocupantes com o veículo. Dois recursos tecnológicos são destaques: o sistema multimídia com tela de oito polegadas e um item de qualidade reconhecida mundialmente e que é único no segmento, o sistema de som premium Bose, que inclui dois alto-falantes no apoio de cabeça do motorista. Desenvolvido em conjunto com a Bose, reconhecida fabricante de equipamentos de áudio, o sistema Bose Personal Plus proporciona um som potente e equilibrado com a ajuda de oito alto-falantes de alta performance (dois deles são tweeters) e um amplificador digital. O segredo para oferecer essa experiência de som envolvente são os dois alto-falantes Bose UltraNearfield de 2,5 polegadas que ficam localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista.Essa experiência de som imersivo (surround 360°) pode ser controlada na tela do sistema multimídia, criando desde um efeito restrito somente à frente até um totalmente envolvente, por todo o interior do habitáculo. O Personal Plus reduz distorções, proporciona graves potentes e entrega um som sem limites.


O novo Kicks conta também com um novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de oito polegadas sensível ao toque e com comandos extremamente intuitivos, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay com assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio. Também é possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e outro para ouvir o aplicativo de música, por exemplo. Para conectar os equipamentos no multimídia ou mesmo carregá-los, o novo Kicks traz duas entradas USB, sendo uma delas tipo USB-C. Também conhecido como USB Type-C, trata-se de um padrão de conectores com cabos mais resistentes e que proporcionam maior velocidade na transmissão de dados e no carregamento. As entradas USB-C são compatíveis com as versões USB 3.0 e USB 3.1.


Já o painel de instrumentos multifuncional em TFT (Thin Film Transitor) de sete polegadas tem mostradores configuráveis e agora está disponível a partir da versão Advance. O painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam com informações sobre os equipamentos e de segurança. No sistema estão informações relacionadas à condução como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento (MOD), do Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros e de outras configurações do veículo. As telas também mostram informações do tacômetro, temperatura externa, áudio e telefone que estiver conectado. E como já ocorre com o restante da linha Nissan vendida no Brasil, o novo Kicks é disponibilizado de fábrica com a etiqueta do sistema Sem Parar, que permite o pagamento de estacionamentos, drive-thrus de lanchonetes, abastecimentos, lava-rápidos e pedágios usando exclusivamente o adesivo instalado no para-brisa. O comprador poderá optar por ativá-lo ou não. Se decidir pelo acionamento junto ao Sem Parar, terá valores e ofertas especiais.

Tecnologia Safety Shield - O novo Kicks vai além quando se fala de tecnologias inteligentes de segurança passiva e ativa. Seguindo o conceito da Nissan Intelligent Mobility, a empresa introduz no seu crossover equipamentos que oferecem muito conforto e tecnologia e que estão presentes em modelos da gama mais alta da linha da marca e também no 100% elétrico Nissan LEAF. Um conjunto avançado de dispositivos forma o Nissan Safety Shield, que é composto por diferentes tecnologias de segurança que monitoram, protegem e respondem em algumas situações nas quais o veículo e seus ocupantes possam estar em risco. Esse "escudo de proteção" ajuda o carro e o motorista a monitorar o movimento no entorno, responder a ações inesperadas (como a aproximação desatenta a um veículo à frente) e a proteger (frenagem de emergência e segurança passiva).


As novidades são o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW), o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) e o Acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA). Os dois últimos inéditos no segmento. O Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) previne colisões e atropelamentos involuntários nas manobras de ré, já que emite sinais para o motorista quando há a aproximação de outro veículo graças aos sensores instalados nas extremidades do para-choque traseiro, que têm alcance de até 20 metros. O Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) são auxílios importantes para mudanças de faixa de rolamento ou em momentos de distração do condutor.


Estes recursos se somam no Nissan Safety Shield a avançados equipamentos já disponíveis no modelo anterior do crossover, como o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control), o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), o Sistema Inteligente de Auxílio de Partida em Rampa (HSA), a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD) e o Alerta de colisão frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB).


Conforto - O novo Kicks também foi refinado para oferecer mais conforto aos ocupantes. O para-brisa tem tratamento acústico diferenciado para a redução de ruídos internos. Assim, a cabine fica silenciosa mesmo em momentos de fortes acelerações. Houve ainda redução do ruído na faixa de frequência de conversas em torno de 35%. Também no quesito conforto, outro diferencial foi mantido para a nova linha: os bancos dianteiros com tecnologia Gravidade Zero, que são de série desde a versão de entrada. Utilizando um novo formato articulado, com o apoio contínuo da pélvis ao tórax e com a distribuição da deformação, os chamados assentos Gravidade Zero ajudam a reduzir as cargas musculares e na coluna vertebral, melhorando o fluxo de sangue, o que contribui para a menor fadiga. O modelo conta também com chave inteligente presencial (I-Key) e sistema eletrônico de ignição (Push Start) sem o uso da chave. Isso evita que o motorista tenha que ficar manipulando a chave para entrar ou dar a partida no carro, deixando suas mãos livres.


Conjunto mecânico - Os engenheiros da Nissan do Brasil trabalharam em novos pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção, melhorando a área de contato e aumentando a firmeza das suspensões. Assim, há respostas mais diretas do volante em manobras e também em alta velocidade em mudança de faixa ou para desviar de um obstáculo. O aprimoramento do eixo traseiro ampliou a capacidade de acompanhar o movimento na traseira, fazendo com que o carro siga de forma suave, durante as mudanças de faixa ao dirigir. Maior estabilidade e controle geram maior sensação de segurança para o condutor e ocupantes. Para uma melhor frenagem, foram adotados novos pneus com maior coeficiente de atrito, aumentando a performance de aderência em pista molhada, frenagens de emergência, entre outras situações. A marca e as dimensões foram mantidas.


O conhecido propulsor HR16DE de 1,6 litro e 16 válvulas produz 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm, contando com controle de abertura das válvulas continuamente variável (CVVTCS). A transmissão XTRONIC CVT com D-Step (simulação de marchas) e modo Sport proporciona melhor performance mesmo em rotações mais baixas, além de baixo consumo e, consequentemente, menores emissões. Esse câmbio absorve toda a experiência das mais de duas décadas de liderança da marca japonesa em inovação em transmissões continuamente variáveis.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atua como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

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