top of page
Buscar

Novo Jetta GLI: renovado, mais potente e tecnológico

Por Vito Zanella


O novo Jetta GLI está mais dinâmico e sofisticado, com linhas de design marcantes e esportivas. O modelo da Volkswagen, produzido no México, segue um perfil elegante, com traços de cupê, e novidades exclusivas em tecnologia e segurança. O novo Jetta GLI chega ao mercado em versão única, que já conta com teto solar panorâmico exclusivo. O GLI é impulsionado pelo motor 350 TSI de quatro cilindros, 2.0l, com turbocompressor e injeção direta, com comando de válvulas variável para admissão e escape, bem como elevação variável da válvula de escape. Com nova calibração, o motor EA888 produz agora 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, já a 1.500 rpm. A nova transmissão automática de dupla embreagem DSG agora é de sete marchas. Isso leva o Jetta de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 249 km/h.


No conjunto de tração, o diferencial de deslizamento limitado com sensor de torque controlado eletronicamente (VAQ), que monitora os dados de velocidade e força G lateral. Com isso, o sistema faz ajustes precisos para manter um equilíbrio ideal de torque entre as rodas dianteiras, transferindo mais força para a roda com maior capacidade de tração na curva. O motorista ainda pode configurar o comportamento do sedã utilizando os quatro modos de condução disponíveis (Eco, Comfort, Sport e Individual), que influenciam na dinâmica, na resposta de aceleração e na velocidade das trocas de marcha. O sistema de direção tem assistida elétrica e relação variável progressiva, capaz de modular a assistência em função da velocidade e do ângulo de esterço. Esse conjunto fica completo com as novas rodas de liga-leve diamantadas de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/45 R18. O GLI vem equipado com discos ventilados de 312 mm na dianteira e discos de 300 mm na traseira. A evolução em segurança e conforto da linha de modelos VW segue no GLI, que recebe sistema de segurança completo. Além dos seis airbags de série (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), o sedã conta com Controle adaptativo de velocidade e distância (ACC) com função Stop&Go, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Sistema de Frenagem Pós-Colisão, Detector de Fadiga e ISOFIX com top-tether para fixação de cadeirinhas de crianças no banco traseiro.

Interior esportivo e tecnológico - Na cabine, o novo Jetta GLI está mais refinado, com interior sofisticado e com amplo espaço de carga. O entre-eixos de 2,68 metros entrega conforto de sobra para passageiros no banco traseiro. O novo design também aumentou um pouco o comprimento do Jetta, agora com 4.747 mm no total. O porta-malas tem capacidade para 510 litros, referência entre os sedãs médios do mercado, enquanto o tanque de combustível abriga 50 litros. O cockpit é um ambiente focado no motorista e surge renovado com tonalidades escurecidas, que contrastam com os novos detalhes horizontais em vermelho no painel, feito de material “soft-touch”. Outros destaques são os acabamentos de portas com costuras vermelhas, seguindo a tendência de costuras nos bancos e no volante, características únicas do GLI. A cabine ainda recebe uma iluminação ambiente, que pode ser configurada entre dez cores disponíveis. Nas mãos de quem está no comando do GLI está o novo volante revestido em couro. Agora, com inéditos botões “touch”, presentes em modelos como ID.3, ID.4 e ID. Buzz, apresentam nova configuração de controles para a central multimídia e painel de instrumentos. Logo atrás, aletas oferecem trocas de marcha mais esportivas para o câmbio DSG.


O painel recebe o VW Play, central multimídia de 10,1 polegadas, 100% desenvolvida no Brasil e já comercializada em mais de 70 países. Além da conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, a central conta com diversos aplicativos disponíveis para download, modo valet e conexão Wi-Fi via smartphone. O VW Play também vem com um HD interno de 10 GB, para armazenar apps e músicas. Além disso, todas as configurações do carro e cabine são feitas diretamente no VW Play, integrando os controles em um só lugar. E a central segue conectada ao Active Info Display, painel de instrumentos digital configurável com 10,25 polegadas. O sedã carrega ainda uma variedade de recursos de conforto e conveniência como faróis automáticos, espelhos laterais com desembaçador, espelho retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, carregador por indução para smartphone, duas entradas USB-C, ar-condicionado digital automático Climatronic® de duas zonas e acesso sem chave KESSY com partida por botão.


Design renovado - No exterior, o GLI recebeu para-choques dianteiro e traseiro totalmente novos. Na frente, faróis em full LED emolduram a grade redesenhada com detalhes em “colmeia” na cor preta e a faixa de destaque vermelha característica, que traça a conexão com a linha de esportivos da VW. O perfil lateral distinto do Jetta com linhas arrojadas casa a nova dianteira, com as caixa de rodas traseiras alargadas. As molduras das janelas são pretas, seguindo o tom esportivo do modelo. Na traseira, o novo difusor, também no design em “colmeia”, cerca o novo sistema de escape, agora com ponteiras mais ovaladas, entregando um som ainda mais característico ao GLI. A iluminação traseira segue em full LED, assim como na dianteira. O sedã conta com duas cores novas exclusivas, o vermelho Kings e o azul Rising, ambas metálicas. A paleta ainda oferece o branco Puro e o cinza Puro como opções sólidas e o preto Mystic como oferta personalizada.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

Comments


bottom of page