Por Vito Zanella
A Hyundai Motor Brasil apresenta a nova geração do Creta. O SUV renova por completo o visual externo e interno, atualiza sua motorização e oferece ainda mais recursos de conforto e tecnologia ao condutor. O modelo está disponível em cinco versões. Para as opções com motor 1.0 turbo GDI, não há aumento de preço em relação à geração anterior. Os preços sugeridos são: R$ 141.890 para a Comfort; R$ 156.490 para a Limited, R$ 172.690 para a Platinum, e R$ 182.090 no caso da N Line. Já a topo de linha Ultimate, que vem com o propulsor Gamma II 1.6 TGDI a gasolina, de 193 cv, tem preço sugerido de R$ 189.990, apenas R$ 2 mil acima da opção anterior, de 2.0 litros aspirada, agora descontinuada.
O novo Creta traz grade frontal totalmente renovada, em Black Piano, com linhas mais sólidas em comparação com a geração anterior e uma nova aplicação da logomarca Hyundai. Seu conjunto óptico redesenhado, sob o conceito “seamless lighting”, traz uma faixa em LED que percorre toda a frente do carro e luzes de seta sequenciais nas pontas, em sintonia com os últimos lançamentos da Hyundai. O para-choque ganha novo desenho, que se une de maneira mais robusta ao visual frontal.. As rodas serão oferecidas em 16” para a versão Comfort, 17” para versões Limited e Platinum, com design exclusivo para a versão N Line, e 18” para a versão topo de gama Ultimate. Na traseira, novo conjunto de lanternas em LED percorre o porta-malas de ponta a ponta, com luzes de seta também sequenciais. O nome do modelo deixa de estar centralizado e é realocado no canto baixo esquerdo do porta-malas, tendo a motorização identificada no lado oposto.
O modelo traz em sua nova geração um cockpit totalmente reprojetado. A começar pelo painel de instrumentos de 10,25 polegadas integrado à multimídia, também de 10,25 polegadas, para as versões Platinum, N Line e Ultimate, na nova linguagem de design interno mundial da Hyundai. Os bancos, em couro nas versões Platinum, N Line e Ultimate, contam com sistema de ventilação para o motorista. Em sua versão topo de gama, o Creta oferece ainda ajuste elétrico de quatro posições para os bancos dianteiros. Teto solar panorâmico com comando de voz, ar-condicionado automático de duas zonas, retrovisor interno eletrocrômico, carregador de celular por indução e seletor de modo de direção também fazem parte. Além de contar com um design exclusivo de rodas diamantadas de 17 polegadas, a versão N Line oferece visual único na grade frontal e nos para-choques, combinação de cores internas em preto e vermelho, escapamento esportivo com duas saídas, pedaleira exclusiva, bancos em couro em preto e vermelho, saias laterais em cinza brilhante, acabamento da Coluna C em Black Piano, e detalhes em grafite nas maçanetas, volante, painel e console.
O pacote de segurança Hyundai SmartSense chega mais completo. Além da Smart Camera 360°, oferece Câmera para Monitoramento de Ponto Cego; Sistema de Frenagem Autônomo; Assistentes de Permanência e Centralização em Faixa, Detector de Fadiga, Farol Alto Adaptativo, Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro e Controle de Velocidade Adaptativo. Freio de Estacionamento Eletrônico e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro também estão disponíveis. Seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção são oferecidos em todas as versões.
As versões Comfort, Limited, Platinum e N Line do Hyundai CRETA seguem com motor 1.0l Turboflex GDI de injeção direta de combustível que recebeu atualização para melhor consumo de combustível. O propulsor de três-cilindros entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm. A grande novidade da nova geração fica por conta da inédita motorização 1.6 Turbo GDI, a gasolina, de 7 marchas, exclusiva da versão topo de linha Ultimate. Com potência máxima de 193 cv e torque de 27,0 kgf.m a 4.500 rpm.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Comentários