Buscar
  • Redação JBA

Nova Ram 1500 Rebel traz motor V8 de 5,7 litros com 400 cv

A Ram acaba de ganhar um novo modelo na sua linha de produtos, a 1500 Rebel. Primeira premium muscle truck do Brasil, ela tem debaixo do capô o motor HEMI: um V8 de 5,7 litros de 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, dados que fazem a 1500 Rebel acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos. A chegada da Ram 1500 inaugura um novo capítulo para a marca, expandindo não somente o portfólio, mas também o seu público.


“Identificamos que existe interesse por uma picape full size com motor V8 a gasolina em clínicas com consumidores. O objetivo da 1500 é ser um produto único no mercado, a primeira premium muscle truck do Brasil, e por isso recorremos ao HEMI, motor icônico, com enorme tradição, apelo entusiasta e capacidade de proporcionar experiências sensoriais incríveis”, afirma Breno Kamei, diretor da marca Ram para a América Latina. “Dessa forma, nos aproximamos de uma clientela mais localizada nas grandes capitais e seus entornos, diferenciando do perfil da Ram 2500, cujos compradores se concentram nas regiões do agronegócio, no interior do país.”


As concessionárias da Ram estão recebendo pedidos da 1500 Rebel, ao preço de R$ 399.990,00, com entregas previstas para o começo de maio de 2021. A carroceria tem cinco opções de cor: branco Bright, cinza Maximum Steel, prata Billet, preto Diamond e vermelho Flame, sempre com a parte inferior das portas e para-lamas traseiro pintada de preto. Por dentro, o revestimento tem duas opções: preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central ou preto com costuras brancas e vermelhas e detalhes vermelhos.


Tecnologia - Entre as exclusividades estão o sistema de áudio premium Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos. Também é primazia na categoria o head-up display, que projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa à escolha do motorista, mantendo-o com os olhos no caminho por mais tempo. Outro ineditismo é o retrovisor interno digital com uma tela de LCD que, ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás. Esses três itens fazem parte do único pacote opcional Level II, que inclui ainda a inovadora tampa da caçamba multifuncional.


Destaque também para a central multimídia Uconnect 4C 12 NAV. Colocada verticalmente no painel, a tela tem 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis. Como navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay. A lista de itens tecnológicos inclui ainda: conjuntos óticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico (também inédito em picapes no país), comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7” no quadro de instrumentos, somente para citar alguns deles.


A Ram 1500 está equipada com o câmbio automático de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônico que, com ampla variedade de relações de transmissão, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa – seja em um dia inteiro de condução off-road ou em uma rodovia. As mudanças são feitas pelo exclusivo seletor rotativo no painel, que libera espaço na parte frontal da cabine. Conhecida pelo código 8HP75, a transmissão usa uma nova geração de controladores que processam dados mais rapidamente. São mais de 40 mapas individuais para otimizar as trocas de marchas e proporcionar mais economia de combustível, desempenho e dirigibilidade.


Do tipo part-time, a caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4x4 High e 4x4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos. Desenvolvido para aumentar o desempenho, durabilidade e eficiência, o eixo traseiro da Rebel tem relação de transmissão final de 3,920, a mais curta disponível na linha da 1500. E o diferencial dispõe de bloqueio eletrônico, dando ao motorista a possibilidade de travá-lo quando necessário. Tudo para proporcionar o máximo de tração ao veículo. Aliado ao câmbio de oito marchas, a relação final é sempre a ideal para cidade, estrada e até no off-road.


Segurança - Além de itens como 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, a Nova Ram 1500 Rebel entrega um conjunto de equipamentos de segurança muito amplo. A picape apresenta sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), que inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A 1500 conta ainda com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus), graças ao uso de assistência elétrica na direção, e controle de oscilação de reboque (TSC).


Cabine – Um dos destaques é o grande teto solar panorâmico. Os bancos, o painel de instrumentos e os painéis de portas têm revestimento de couro, com requinte de acabamento nunca visto em uma picape. Ainda falando dos assentos, todos contam com aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições. O volante multifuncional também é aquecido e os pedais têm regulagem elétrica de distância. E, além do espaço para as pernas, os passageiros traseiros se beneficiam do assoalho plano e de porta-objetos no assoalho e abaixo do banco. Somando a capacidade de todos os compartimentos de armazenamento na cabine, chega-se ao total de 151 litros de volume. É possível guardar um laptop de 15 polegadas dentro do console central dianteiro. Outra característica interna da 1500 Rebel é a disponibilidade para carregar aparelhos como telefones celulares e tablets. São 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V.


Caçamba - A tampa da caçamba da Ram 1500 Rebel se destaca por ter amortecimento na descida, auxílio na subida e abertura remota pela chave. Também tem a opção da exclusiva tampa multifuncional, que pode ser aberta do modo tradicional, para baixo, ou para os lados, por ser dividida em duas folhas assimétricas (o lado esquerdo é maior que o direito). O que permite usar a tampa da melhor forma possível, de acordo com o objeto a ser transportado. Além disso, no alto de suas paredes laterais, os exclusivos compartimentos RamBox têm capacidade de abrigar até 103,4 litros cada. O espaço do lado esquerdo da carroceria dispõe ainda de tomada de 115 volts e iluminação.


Capacidade off-road - A picape é equipada com um pacote bem abrangente de itens para o fora de estrada. Fazem parte dele o controle de descida (Hill Descent Control), suspensões elevadas em 2,5 cm, diferencial traseiro com bloqueio eletrônico, pneus de uso misto de 32 polegadas da Falken, montados em rodas de aro 18”, acerto off-road da geometria traseira e os amortecedores especiais com reservatórios de óleo remotos da Bilstein, verdadeira grife em suspensões de alta performance. O kit inclui ainda robustas placas de proteção por baixo da carroceria (para caixa de transferência, direção, motor e tanque de combustível) e robustos ganchos para reboque nos para-choques.


Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atua como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo