top of page
Buscar

Nova Montana RS: visual esportivo e conteúdo topo de linha

Por Vito Zanella


A Chevrolet apresenta a linha 2024 da nova Montana e a principal novidade é o lançamento da inédita versão RS, caracterizada por itens exclusivos que proporcionam um estilo mais esportivo ao veículo e dão um toque ainda mais marcante para o interior. Trata-se da estreia global do modelo, que chega às concessionárias a partir de agosto com um pacote completo de tecnologia, segurança, conforto e conectividade, sendo posicionada como a configuração topo de linha. Com isso, a nova Montana passa a ter cinco níveis de acabamento: MT, LT, LTZ, Premier e RS – todas equipadas com motor turbo que combina performance e eficiência energética. A nova Montana RS tem preço sugerido de R$ 151.890,00.


Segundo a marca, dentre as versões especiais, a RS é uma das mais cultuadas da Chevrolet no mundo, e a nova Montana nesta configuração diferencia-se pelos seguintes conteúdos estéticos: Grade frontal estilo colmeia com detalhes em preto brilhante; Logomarca Chevrolet na cor preta; Emblema RS também na tampa traseira; Rack de teto e Santo Antônio integrados; Roda de alumínio aro 17 com acabamento próprio e face usinada; Espelhos retrovisores externos com capa na cor preta brilhante; Volante, painel, bancos e encosto de braços com revestimento premium na cor preta com costura pespontada vermelha e Molduras dos raios do volante, dutos de ventilação e do console central em preto brilhante


Entre os principais equipamentos de série RS estão faróis Full LED com regulagem de altura e acendimento automático, sistema OnStar com resposta automática em caso de acidente, botão de emergência e assistência na recuperação veicular, Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável, atualização remota de sistemas eletrônicos, aplicativo myChevrolet para comandar funções do veículo à distância, ar-condicionado digital automático, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, airbags frontais, laterais e de cortina, além de alerta de ponto cego.


A lista de itens de série inclui ainda painel multimídia integrado MyLink com tela de 8", função áudio streaming e Bluetooth para até 2 smartphones simultaneamente, Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem o uso de cabo e carregador por indução, chave inteligente, computador de bordo com informações que inclui indicador de vida útil do óleo e monitoramento de pressão dos pneus, além da caçamba Multi-Flex – com a tampa traseira que possui o recurso de alívio de peso na subia e descida.


Há ainda uma ampla gama de acessórios, como faróis auxiliares de LED, subwoofer da marca JBL especialmente dimensionado à acústica da cabine e as divisórias Multi-Board para a caçamba. Para quem gosta de um toque extra de personalização, a Montana RS conta com pedaleiras esportivas em alumínio, soleiras de portas iluminadas, escapamento em aço inoxidável e opção de letras 3D com diversas opções de cores (vermelha, cromada, preta e cromo escurecido) em alto relevo para a inscrição “Chevrolet” na tampa traseira.


Mais estilo - Em relação ao visual, a nova Montana RS conta com elementos que valorizam a força e a esportividade da picape. A frente é caracterizada pelo conjunto ótico bipartido em LED, em sintonia com a mais recente linguagem global de design da Chevrolet. A grade estilo colmeia em preto brilhante é exclusiva desta versão e harmoniza com a barra em cromo escurecido e a gravata estilo “Black Bowtie”, própria de versões especiais da marca. A lateral da picape traz aquela silhueta típica de utilitários, mas conta com linha de cintura elevada e molduras contornando toda a base do veículo, que fazem ele parecer ainda mais alto. As rodas de alumínio de aro 17 com face usinada e o rack de teto integrado com o Santo Antônio também são únicos. Outro diferencial da Montana RS são as capas dos espelhos retrovisores externos na cor preta.


A traseira é marcada por formas que remetem à robustez, sem deixar de lado o requinte e a funcionalidade, mantendo o principal diferencial estético do veículo - uma barra com acabamento em preto brilhante que faz a conexão entre as lanternas, formando um elemento único. Ênfase também para a logomarca RS na tampa da caçamba, que tem no topo uma espécie de aerofólio integrado. A tampa conta com abertura por botão elétrico e alívio de peso para o mais fácil manuseio. Já o para-choque foi projetado para ajudar no acesso à caçamba.


A posição mais elevada de guiar, o ambiente tecnológico da cabine e os acabamentos com materiais premium remetem aos SUVs. Esta sensação é reforçada pelo baixo nível de ruído a bordo, pelo rodar bastante confortável e pela excelente estabilidade do veículo, seja ele vazio ou carregado. Na versão RS, os revestimentos dos bancos, do volante de base reta e dos painéis são pretos foscos com costura pespontada vermelha, criando um contraste interessante com os insertes da direção, dos dutos de ventilação e do console central em preto brilhante.


A picape da Chevrolet é equipada com motor 1.2 Turbo Flex com até 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm (210 Nm) de torque. Excelentes números para um carro de 1.310 kg. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 180 km/h. De acordo com dados do Inmetro, a picape percorre na estrada, com gasolina, 13,3 km/l e, na cidade, 11,1 km/l. Com etanol os números são: 9,3 km/l e 7,7 km/l, respectivamente. A nova Montana RS estreia em quatro opções de cores externas: branco Summit, vermelho Chili, preto Ouro Negro e a inédita vinza Rush.




Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

bottom of page