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Nova Hilux 2021: novidades em design, conforto e tecnologia

A Toyota acaba de lançar a nova Hilux 2021, que traz como novidades design renovado, mais conforto e tecnologia, melhor desempenho e mais segurança. Fabricada em Zárate, na Argentina, e exportada para 23 mercados da América Latina e Caribe, a picape está disponível nas mais diferentes configurações, desde a versão Chassi, de cabine simples, até a topo de linha SRX, de cabine dupla, na motorização diesel, todas 4×4; enquanto a motorização flex segue contando com as versões SR 4×2, SRV 4×2 e SRV 4×4.


O novo design da Hilux traz mudanças nos faróis dianteiros, grade e para-choques. Internamente, dentre os principais destaques, está o equipamento de áudio, agora integrado ao painel de instrumentos. Todas as versões cabine dupla da Hilux estão equipadas com um sistema de áudio touchscreen de 8” com conectividade. Em relação à segurança, toda a linha Hilux 2021 está mais equipada, com as versões Cabine Simples agora contendo controle eletrônico de estabilidade (VSC), assistente de subida (HAC), controle eletrônico de tração (A-TRC) e luz de frenagem emergencial automática. A grande novidade é o pacote de segurança ativa – Toyota Safety Sense – disponível na versão SRX, com sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta de mudança de pista (LDA) e cruise control adaptativo (ACC). Em relação ao desempenho, o motor 2.8L diesel teve aumento de potência de 15% e agora rende 204 cv. As versões flex seguem com o propulsor 2.7L Dual VVT-i de 16V de 163 cv quando abastecido com etanol e 159 cv quando abastecido com gasolina.


Design - As versões SRX, SRV, SR e Power Pack contam agora com um novo design dianteiro mais moderno, com alterações nos faróis, grades e para-choques. A Hilux SRX se destaca com os novos faróis bi-LED que conferem uma marca visual e tecnológica mais pronunciada. Na traseira, a versão topo de linha também passa a contar com lanternas em LED com novo grafismo. Já as rodas de liga leve das versões SRX e SRV possuem novo desenho com acabamento em preto, enquanto os pneus de liga leve são de dimensões 265/60R18, 18”. Nas SR e Power Pack, os pneus têm 265/65R17, 17”, no entanto, a Hilux SR possui rodas de liga leve, enquanto na Power Pack, são rodas em aço estampado. As outras versões possuem rodas em aço estampado de 17”, porém, com pneus 225/70R17.


Na lateral, destaque pela extensão dos para-lamas, que se mesclam com o restante do carro por meio de um corte transversal, realçado na parte superior das portas. O design traseiro traz como destaque o grafismo das lanternas verticais. As versões SR, SRV e SRX contam com a maçaneta de abertura da tampa cromada, onde também está localizada a câmera de ré. O para-choque foi projetado para melhorar a acessibilidade à caçamba, e segue sendo cromado nas versões SR, SRV e SRX. O formato do teto possui dois vincos que ajudam a direcionar a passagem de ar para fora da área da caçamba, tornando o veículo mais estável.


Internamente, a nova Hilux procura combinar dinamismo e modernidade, integrando o sistema de áudio de forma mais fluida ao painel de instrumentos. Na versão SRX, duas das caixas acústicas JBL se destacam no topo do painel de instrumentos, realçando a percepção de luxo e modernidade. O novo design e combinação de cores dos mostradores do velocímetro e do taquímetro, onde o cinza, o preto e o branco agora predominam. Agora, a versão Power Pack também conta com display áudio com tela de 8” sensível ao toque.


Dirigibilidade - Todas as versões da Hilux receberam melhorias destinadas a otimizar o conforto de condução. Nas versões cabine dupla, isso foi possível por meio de um novo design de suspensão focado nos amortecedores e molas. A versão SRX, por sua vez, possui novos amortecedores de maior diâmetro (+6,7% em comparação com a anterior) com uma afinação especialmente orientada para o conforto. Em todas as versões foram adicionadas buchas com novo design na junção das molas com o chassi e foram adicionados novos suportes de cabine, que proporcionam maior rigidez lateral e também reduzem o nível de vibrações transmitidas à cabine.


Equipamentos - A Hilux SRX conta agora com bancos dianteiros com sistema de ventilação, o que contribui muito para o conforto em locais de clima quente. As versões SRX e SRV incorporam sensores de estacionamento dianteiros e traseiros que facilitam as manobras em espaços confinados e contribuem para a segurança. O já completo computador de bordo com tela de 4,2” (versões SRX, SRV e SR) possui duas funções adicionais: o indicador digital de velocidade e o indicador de posição das rodas dianteiras. Esta última função exibe uma referência de qual é a posição das rodas dianteiras com três ângulos diferentes.


Todas as versões cabine dupla da Hilux 2021 possuem agora mais conectividade. Os ocupantes das versões SRX, SRV e SR, diesel e flex, que já usufruíam de um sistema multimídia com tela de 8” sensível ao toque com sistema de navegação (GPS) integrado, TV Digital (últimos dois itens somente disponíveis para as versões SRX e SRV), rádio MP3, câmera de ré, entrada USB e conexão Bluetooth®, passam a contar também com conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay.


A versão Standard Power Pack está equipada com display áudio com tela de 8” sensível ao toque com rádio com MP3, entrada USB, conexão Bluetooth e também conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay. Por sua vez, a versão SRX possui um sistema de áudio JBL premium com seis alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer.


Motor e transmissão - Os modelos da linha 2021 da Hilux seguem equipados com motores diesel e flex. No entanto, a grande novidade é o aumento de 15% de potência do propulsor 2.8L 16V diesel, que passa agora a gerar 204 cv. Além disso, o torque para os modelos dotados de transmissão automática de seis velocidades sequencial também cresceu 11%, gerando agora 50,9 kgfm a 2.800 rpm. As Hilux equipadas com câmbio manual de seis velocidades (Chassi, Cabine Simples e Standard Power Pack) mantêm o torque de 42,8 kgfm a 3.400 giros. As transmissões para os modelos diesel são automática de seis velocidades sequencial para as versões SRX, SRV e SR e manual de seis velocidades para as versões Standard Power Pack, Cabine Simples e Cabine Chassi.


As versões flexfuel trazem o motor Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, especialmente projetado para o mercado brasileiro. O grande diferencial é a tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente. As versões flex da picape média apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. São três versões dotadas de transmissão automática de seis velocidades sequencial: SRV 4×4, SRV 4×2 e SR 4×2.


Segurança - Desde a versão cabine simples, voltada para o trabalho, a Hilux já vem dotada de dois airbags frontais e um de joelho para o motorista, bloqueio do diferencial traseiro (com acionamento elétrico), freios ABS e sistema auxiliar EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) nas quatro rodas, cintos de segurança de três pontos para todos os bancos, com pré-tensionador e limitador de força para o condutor e passageiro. Além disso, a partir da linha 2021, todo o portfólio passa a contar também com assistente de subida (HAC), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (A-TRC) e luz de frenagem emergencial automática. Nas versões cabine dupla, tanto diesel quanto flex, a Hilux ainda conta com mais quatro airbags, dois laterais e dois de cortina, sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro e assistente de reboque.


Outra novidade são os sensores de estacionamento dianteiros (2) e traseiros (4) disponíveis nas versões diesel SRX e SRV e flex SRV 4×4 e SRV 4×2. Essas versões ainda contam com sistema auxiliar BAS de assistência em frenagem de emergência nas quatro rodas. As Hilux diesel SRX, SRV e SR também possuem Assistente de Descida (DAC). No entanto, a maior estrela da Toyota nesse quesito é o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS), disponível para a Hilux SRX. Este sistema conta com um radar de ondas milimétricas combinado com uma câmera monocular para detectar uma variedade de perigos e alertar o motorista.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atua como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

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