Nova gama Duster: design renovado e mais equipamentos de tecnologia e segurança
top of page
Buscar

Nova gama Duster: design renovado e mais equipamentos de tecnologia e segurança

Por Vito Zanella


Foto: Divulgação

A Renault do Brasil acaba de lançar uma atualização da gama Duster, com novas versões Intense Plus e Iconic Plus. Elas trazem aprimoramentos em design, equipamentos inovadores e mais tecnologias de segurança. Com isso, o Duster passa a oferecer mais itens de série, mantendo todas as características de robustez, tecnologia e detalhes com o maior espaço interno da categoria. Com isso, combinando versões e motorizações, o Duster passa a ser oferecido em quatro novas opções: Intense Plus 1.6 manual, Intense Plus 1.6 CVT, Iconic Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.3 TCe CVT. Os preços sugeridos vão de R$ 122.290,00 a R$ 153.890,00.


O Duster incorporou importantes aprimoramentos de série em todas as versões. Na dianteira, o SUV traz novos faróis em LED , acompanhados de uma grade frontal renovada, com acabamento em preto brilhante. Além disso, o Duster recebeu novas lanternas em LED. Internamente, todas as versões trazem um console elevado, melhorando o descanso braço atual, além de novo grafismo para o quadro de instrumentos e duas entradas USB adicionais traseiras, totalizando quatro conexões para dispositivos eletrônicos, três do tipo C e uma do tipo A. Outra novidade importante no Duster é a adoção de seis airbags (frontais, laterais e do tipo cortina), de série em todas as versões.


Foto: Divulgação

As versões Iconic Plus (equipadas com os motores 1.6 SCe flex e turbo TCe 1.3 flex), receberam ainda mais novidades. No design, além das mudanças comuns a todas as versões, trazem novas barras de teto e esquis frontais e traseiros na cor Cinza Megalith, retrovisores externos em preto brilhante, com acabamento em laranja, novas rodas de liga leve de 17 polegadas, modelo Tergan, com verniz fumê, além dos novos emblemas “Iconic”, na grade frontal, e “Duster”, nas barras de teto, na cor laranja.


As versões Iconic Plus trazem ainda novas padronagens para os bancos e painel, com detalhes em laranja, e tecnologias inéditas no SUV como sensor de chuva e o carregador por indução. O Duster Iconic Plus 1.3 TCe CVT pode ser equipado com o Pack Outsider, que complementa o visual do SUV com faróis auxiliares no para-choque dianteiro – com molduras na cor Cinza Megalith e novos frisos laterais com detalhes em laranja.


Foto: Divulgação

Robustez e conectividade - Mantendo as características inovadoras que foram aplicadas em sua segunda geração, o Duster tem um design com linhas musculosas, que transmitem imponência e robustez, frente marcante, desenho mais aerodinâmico e linha de cintura elevada. Internamente, o Duster traz como destaques a sua qualidade percebida e ergonomia, com um painel de instrumentos moderno e funcional e central multimídia Display Link de 8”. Com conectividade sem fio, sem necessidade de cabos, possibilita o espelhamento de smartphones por meio das tecnologias Android Auto e Apple CarPlay, trazendo mais praticidade no uso diário. O modelo traz ainda comandos de fácil uso e revestimentos de qualidade. O SUV mantém ainda suas características-chave de robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5') do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster enfrenta obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém porta-malas de 475 litros e oferece bom espaço interno.


As versões equipadas com o motor 1.6 SCe trazem potência máxima de 120 cv e torque de 16,2 kgfm. A versão Intense Plus manual traz uma caixa de cinco marchas, enquanto as versões Intense Plus 1.6 CVT e Iconic Plus 1.6 CVT trazem a transmissão automática CVT XTRONIC com sete marchas. Já a versão Iconic Plus 1.3 TCe CVT é equipada com o motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, com potência máxima de 170 cv e torque de 27,5 kgfm, combinado ao câmbio automático CVT XTRONIC de oito marchas.





Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.  


bottom of page