Nova Frontier chega ao Brasil reformulada
- Vito Zanella
- 19 de abr. de 2022
- 4 min de leitura
Por Vito Zanella
Novo design, novas tecnologias e ainda mais robustez. Esses são os destaques da nova Frontier, que chega ao mercado brasileiro no final de abril. Fabricada pela Nissan em Córdoba, Argentina, a nova Frontier também ganhou mais pacotes de acabamento. Agora é encontrada em seis versões, sendo três inéditas. Além das configurações S, Attack e XE, disponíveis no modelo anterior, há as novas opções SE, Platinum e a diferenciada PRO-4X. Estas duas últimas dividem o topo da linha com foco em públicos distintos. O modelo chega às concessionárias da marca japonesa em todo o Brasil a partir da última semana de abril com preços semelhantes aos das versões do modelo anterior.
A nova Frontier traz desenho que mistura estilo robusto, elegante e imponente, seguindo o conceito global Nissan Emotional Geometry Design. A grade e os faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C tornam a frente facilmente reconhecível. A grade segue um estilo “interligado” de design – recurso exclusivo encontrado da família de picapes Nissan. Na parte traseira, as lanternas traseiras de LED mostram a sofisticação do novo design. Um destaque extra da linha em termos de design é a novíssima versão PRO-4X. Seu estilo é voltado para atrair os amantes de aventuras extremas. Nela, os detalhes reforçam a sua diferenciação e aparecem por dentro e por fora, dos para-lamas exclusivos ao acabamento dos bancos. Até mesmo o logo da Nissan é diferenciado, na cor vermelha.
A caçamba também mereceu atenção especial. O compartimento tem uma altura maior em relação a sua antecessora – 25 mm, perto da cabine, e até 50 mm nas laterais, perto da tampa – tendo capacidade para receber até 1.054 litros de carga. E a capacidade é de 1.043 kg. Para o conforto maior na hora de utilizar a caçamba, o para-choque traseiro tem um degrau que facilita o acesso e o uso da caçamba.Dentro, o espaço tem ganchos com argola móvel em forma de “D” posicionadas na parte inferior, perto do assoalho. Cada um deles têm capacidade de carga de até 400 kg. E ainda há uma tomada de 12V para permitir a conexão de dispositivos eletrônicos de lazer ou de trabalho.

Prática e confortável também é a cabine da nova picape japonesa. Cada versão tem seu acabamento diferenciado, o que inclui diferentes materiais e texturas para os bancos que, na dianteira, segue a tradição da Nissan de serem “Gravidade Zero”. O painel de instrumentos tem tela TFT de 7 polegadas e com imagem de alta qualidade, que disponibiliza uma ampla gama de informações e configurações do veículo. Além dela, a picape ainda conta com uma tela de 8 polegadas para o sistema multimídia no console central. Ela se conecta à smartphones e permite que os usuários ativem recursos convenientes, como streaming de áudio por Bluetooth, reconhecimento de voz e navegação.
Tem teto solar e ainda possui ar-condicionado digital de duas zonas, saídas de ar para o banco traseiro e 27 compartimentos para acomodação de diferentes objetos por todo o interior. Aumentando ainda mais a conveniência, três entradas USB para carregar dispositivos e garantir conectividade contínua estão disponíveis. Uma delas é Tipo C (no console), que pode suportar o carregamento de vários dispositivos. Há ainda duas entradas de 12V para carregar aparelhos na cabine – além da disponível na caçamba.
Tecnologias Inteligentes - A Nissan equipou a linha nova Frontier com um pacote de tecnologias, que traz vários equipamentos de segurança e conforto. Eles fazem parte da visão Nissan Intelligent Mobility e tornam este modelo o mais avançado da história da Frontier. Entre esses sistemas está o Alerta Avançado de Colisão Frontal (PFCW), que atua em conjunto com o Assistente Inteligente de Frenagem (FEB), cuja função é frear o veículo caso o motorista não atue. Também tem o Alerta Inteligente de Mudança de Faixa (LDW), ao mesmo tempo, o Assistente de Prevenção de Mudança de Faixa (LDP) age automaticamente para trazer o veículo de volta ao centro da pista, o Alerta Inteligente de Atenção do Motorista (DAA), que avisa o motorista para fazer pausas, Alerta de Ponto Cego (BSW), complementado pelo sistema de Assistente Inteligente de Ponto Cego (BSI) que aciona o sistema de freios, também nas rodas opostas de onde estaria o outro carro, corrigindo a rota para evitar acidentes.
Nas manobras, para sair de vagas de estacionamento de ré ou em manobras nessas situações, a nova Frontier conta com a Visão 360º Inteligente integrada com o sistema de Detecção de Objetos em Movimento (AVM + MOD). Quatro câmeras (embaixo dos dois retrovisores externos, tampa traseira e grade dianteira) ajudam os motoristas a perceber pessoas, objetos e carros ao redor e se aproximando do veículo. O sistema também conta com o monitor off-road, que é projetado para permitir visibilidade total dos obstáculos no entorno, em baixas velocidades, quando a tração nas quatro rodas está acionada. Já o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA) reduz o estresse da visibilidade limitada ao sair de uma vaga de estacionamento.
A nova Frontier possui duas configurações de motor a diesel, uma com dois turbos de 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque e outra com 163 cavalos e 43,3 kgfm. Este propulsor, adequado às normas de emissões L7, conta com sistema Redutor Catalítico (SCR) com ARLA 32. Pensando no reboque dos mais diversos tipos de carga, o modelo ainda conta com Assistente de Oscilação do Reboque (TSA). Esse sistema detecta a oscilação do reboque por meio do monitoramento do balanço do veículo identificado pelo sistema VDC (Vehicle Dinamic Control), que reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração.

Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
Commenti