Neymar ultrapassa Ronaldo em gols marcados pela seleção brasileira
top of page
Buscar

Neymar ultrapassa Ronaldo em gols marcados pela seleção brasileira

Por Roberto Maia


A semana começou com Lewis Hamilton igualando o recorde de 91 vitórias de Michael Schumacher na Fórmula 1 ao vencer o GP de Eifel, em Nürburgring, na Alemanha. Dois dias depois foi a vez de Neymar, que marcou três gols no jogo entre as seleções do Brasil e do Peru, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, ultrapassar a marca de Ronaldo. Agora, o camisa 10 da Seleção Brasileira contabiliza 64 gols contra 62 do Fenômeno em confrontos contra seleções nacionais.


Principal nome do jogo vencido pelo Brasil por 4 a 2, em Lima, Neymar ao marcar o primeiro gol, de pênalti, comemorou balançando o dedo indicador e mostrando o número nove com as mãos, em referência ao craque do pentacampeonato de 2002.


À frente de Neymar em número de gols marcados pela Seleção Brasileira está Pelé, que mandou a bola para as redes adversárias em 77 oportunidades nos 92 jogos pela Seleção Brasileira. Se incluir os gols marcados em jogos contra combinados e clubes, Ronaldo tem 67 e o Rei do Futebol soma 95.

Neymar homenageou Ronaldo balançando o dedo indicador e mostrando o número nove com as mãos (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Resolvi escrever sobre esse tema porque os números não mentem e entram para as estatísticas e história. Mas não significa que Hamilton seja melhor piloto que Schumacher ou que Neymar seja maior que Ronaldo ou Pelé caso venha a alcançar a marca do Rei. O que acho possível de acontecer.


Neymar é um ótimo jogador, muito acima da média da atual geração que compõe a Seleção Brasileira nos últimos anos. Tanto que está entre os jogadores mais valorizados do mundo. Porém, Ronaldo e Pelé obtiveram conquistas mais expressivas com a camisa amarelinha da Seleção Brasileira.


Falar sobre Pelé é chover no molhado. Então vou focar nas conquistas do Fenômeno, que foi eleito três vezes o melhor do mundo pela FIFA (1996, 1997 e 2002) e é bicampeão mundial com o Brasil (1994 e 2002). Não por acaso fez jus ao apelido que significa extraordinário, raro e surpreendente. Ronaldo serviu a Seleção Brasileira por quase 17 anos e disputou 105 jogos. Certamente poderia ter aumentado a conta de gols marcados caso não tivesse ficado de fora em muitos jogos por causa das graves contusões no joelho que teve ao longo da carreira.

Ronaldo é um dos mais consagrados jogadores do mundo e está entre os 100 melhores de todos os tempos no ranking da FIFA. (Foto: FIFA)

Protagonista na Copa disputada no Japão e Coreia do Sul, Ronaldo fez valer a fama de estrela no futebol mundial na época. Com oito gols marcados no torneiro, recebeu a chuteira de ouro, além, claro, do título mundial. O eterno camisa 9 da Seleção disputou cinco Copas do Mundo pelo Brasil, tendo marcado 15 vezes e se tornado o maior artilheiro brasileiro em Mundiais. Ronaldo também conquistou duas Copa Américas (1997 e 1998) e uma Copa das Confederações (1997).


Tomara Neymar consiga superar outros recordes e ajudar o Brasil a colocar a sexta estrela na Amarelinha mais famosa do mundo.


Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page