top of page
Buscar

Museu das Favelas ocupa o Palácio dos Campos Elíseos

Foto do escritor: Redação JBARedação JBA

São Paulo tem um novo espaço cultural para chamar de seu: o Museu das Favelas, instituição que tem como princípio abrir caminhos para mudanças sociais que transpassem a vivência das favelas de todo Brasil.

Em um país onde cerca de 17,1 milhões de pessoas vivem em favelas, o espaço abre as portas com a exposição “FAVELA-RAIZ“, uma ocupação-manifesto que representa o primeiro movimento de transformação do Palácio dos Campos Elíseos, reverenciando a memória e as heranças das lutas dos que vieram antes e dos que seguem resistindo na construção daqueles que são até hoje marginalizados pela sociedade e rotulados como vadios.


“FAVELA-RAIZ”, composta por cinco partes, sendo três internas e duas externas, evoca as raízes da favela – símbolo de saudação à tradição, ancestralidade, maternidade e aos abrigos materiais e afetivos que envolvem os habitantes e a tudo o que ali foi semeado e colhido.


As exposições, instalações e oficinas propostas no espaço mostram a importância de dar voz e vez a quem está e sempre esteve construindo, mas que constantemente não é enxergado pela sociedade. O Museu das Favelas surge como reparação social, por meio do protagonismo das pessoas de favela na gestão, na contratação de fornecedores, na criação de abertura para novas narrativas – partindo da construção coletiva e compartilhada a ser constituída por meio do relacionamento com a vizinhança -, do mapeamento constante de iniciativas que geram impacto social, cultural e econômico nas favelas, escuta ativa e visitas periódicas a espaços e organizações das favelas de São Paulo e do Brasil.


Construindo diálogos que tragam à sociedade vivências que partem de periferias, ocupações, assentamentos, regiões quilombolas, ribeirinhas, entre outras. Espaços distintos, mas que compartilham histórias de segregação e resistência. Com entrada gratuita, você poderá pegar seu ingresso gratuito pelo site ou retirar na hora da visita, na bilheteria do Museu.


Museu das Favelas

Av. Rio Branco, 1269

Campos Elísios

Comments


bottom of page