top of page
Buscar

Museu da Língua Portuguesa traz atividade gratuita Estação Férias - nossas palavras são flâmulas

Em diálogo com a mostra temporária Nhe'ẽ Porã: Memória e Transformação, sobre línguas e culturas dos povos originários do Brasil, ação visa ensinar, de forma lúdica, palavras em línguas indígenas para crianças e suas famílias

Imagem: Daniela Pereira

O Museu da Língua Portuguesa inaugurou o Estação Férias – nossas palavras são flâmulas. Com oficinas, brincadeiras e leitura, a atividade visa ensinar, de forma lúdica, palavras em línguas indígenas para crianças e suas famílias. Gratuita, a ação, que vai ocupar o Saguão B da instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, dialoga com a exposição temporária do Museu, a Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre a língua e cultura dos povos originários do Brasil.


O Estação Férias – nossas palavras são flâmulas fica ativo até o dia 28 de janeiro, de quinta a sábado, sempre das 10h às 17h, no Saguão B do Museu da Língua Portuguesa. A ideia é criar um lugar de aprendizagem de palavras em línguas indígenas por meio de desenhos, pinturas, letras e traços.

Ao longo deste período, os visitantes terão acesso a vários nichos instalados no espaço. Haverá, por exemplo, almofadas-cobras para crianças pequenas, livros de literatura indígena com esteiras e almofadas para leitura e locais para a criação de carimbos grandes e a construção de instrumentos, entre outros.

Às quintas e às sextas-feiras, em quatro horários (10h, 11h, 13h30 e 15h), será oferecida a oficina nossas escritas são flâmulas, em que o participante será convidado a criar pequenas bandeiras com frases e palavras pintadas a partir da técnica do stencil.


Já aos sábados, o Saguão B será ocupado pela Caravana Lúdica, que trará 20 jogos de diferentes épocas e partes do mundo, feitos em madeira reciclável, tecido e tinta, muitos deles considerados patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO. Trata-se de uma ótima oportunidade para o público de todas as idades se divertir com jogos africanos, europeus, asiáticos e ameríndios e também descobrir suas respectivas origens, uma vez que monitores, presentes no espaço, vão contar a história desses jogos e também explicar suas regras.


Destacam-se, por exemplo, o Labirinto Vertical, em que o jogador tem que levar uma bolinha de gude que está no centro de uma roldana até o ponto mais alto do tabuleiro, e o Bagatelle, um jogo que, com o avanço tecnológico, se tornaria o fliperama, encontrado nos dias de hoje em casas de jogos eletrônicos e também shoppings.


No dia 25 de janeiro, quarta-feira, feriado na cidade de São Paulo, o Estação Férias – nossas palavras são flâmulas promoverá um dia extra de atividades. Nesta data, além da Caravana Lúdica, haverá também a apresentação do Coral Mirim Guarani.


Museu da Língua Portuguesa Praça da Luz, s/nº - Luz - Centro de São Paulo

Estação Férias - nossas palavras são flâmulas De 12 a 28 de janeiro De quinta a sábado, das 10h às 17h No Saguão B do Museu da Língua Portuguesa Grátis

Comments


bottom of page