Buscar
  • Redação JBA

Mostra no Parque Ibirapuera irá abordar importância do uso da máscara

Projeto surgiu da campanha lançada pelo artista e ativista Mundano com objetivo de conscientização para o uso das máscaras

Imagem: Divulgação

Há um mês o “artivista” Mundano lançou em seu perfil do Instagram a proposta: me conte por que você usa máscara. Em poucos dias foram mais de 400 respostas, com depoimentos de pessoas de perfis e idades variados, de diversas partes do Brasil. Segundo o artista e ativista, a ideia da campanha #euusomascaraporque é reunir uma série de depoimentos curtos, mostrando qual a motivação de cada um. Ele se propôs a fazer uma arte mostrando estas frases, com a intenção de despertar mais empatia e convencer a todos que o uso é fundamental.


Além de todo o público impactado, a Urbia, gestora do Parque Ibirapuera, também respondeu de forma ativa à proposta. A empresa convidou o artista para pensar em uma exposição com base nas respostas e fotos que vem recebendo com a hashtag #euusomascaraporque. Será realizada uma mostra com 18 obras originais, em torno do lago do Parque Ibirapuera, assim que sua abertura for possível. Para esta exposição, que já começou a ser preparada, o artista está usando lonas de circo usadas, que seriam descartadas como lixo. A ideia é que o trabalho seja levado também a outros parques administrados pela Urbia.


A campanha lançada no Instagram artista Mundano atingiu centenas de pessoas, entre anônimos e famosos, que enviaram suas frases, fotos e depoimentos. Ele deixou claro na rede que apoia e incentiva a difusão desta campanha, pedindo que a hashtag seja sempre repetida, para que possa ser possível ecoar a ideia.


Apesar do apelido “Mundano” poder remeter a uma imagem nem sempre positiva, a realidade deste artista paulistano é bastante diferente. Ele tem reconhecimento internacional por seus posicionamentos e ações com relação ao meio ambiente e à sociedade. Não por outro motivo, o reaproveitamento das lonas para a exposição #euusomascaraporque. Mundano tem um atuação importante junto a catadores de recicláveis e logo no início da pandemia lançou uma campanha para ajudá-los em algo muito simples: lavar as mãos. A ideia é distribuir kits Agua e Sabão feitos em casa, com “duas garrafas, água e sabão , dois furinhos na tampa e um barbante pra amarrar”.

0 visualização0 comentário