Mosaico realizado por beneficiários do POT é destaque na inauguração do Centro Educacional Unificado Papa Francisco
- Redação JBA
- há 5 dias
- 3 min de leitura
Novo CEU tem capacidade de até 7 mil pessoas e fica localizado em Sapopemaba, zona leste da Capital

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira, 4 de julho, o CEU Papa Francisco, um novo espaço de educação. A unidade fica no Jardim Ivan, em Sapopemba, zona leste da cidade. Entre os momentos marcantes da cerimônia, o destaque foi a entrega do mosaico em homenagem ao Papa Francisco, falecido neste ano. A obra contou com o trabalho de beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Produzido artesanalmente por 35 pessoas, com pastilhas murano, o mosaico tem 1,20m por 1,20m e pesa cerca de 100kg. A obra, que levou três meses para ficar pronta, contou com coordenação da artista Marcela Munhoz, presidente do projeto Solidariedade com Arte, que há mais de 20 anos utiliza a técnica do mosaico como ferramenta de inclusão e geração de renda.
“O mosaico, composto por pequenas peças que se unem para formar uma obra singular, simboliza a essência do projeto: a união de diversas histórias e experiências para criar um todo repleto de significado. Nesta obra estamos usando o material vindo do sul, rico nas cores e em tudo isso que o mosaico pede”, destacou a artista.
Para Márcia Vairoletti, beneficiária do POT, o trabalho é desafiador e exige planejamento para mapear a obra. “O papa é uma personalidade que foi muito conhecida, então temos que estudar as nuances do rosto, do olhar. Temos que buscar traduzir isso no mosaico, com os materiais aplicados”, explica.
A produção contou com o apoio institucional das secretarias municipais da Educação, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Cultura.
“Homenagear o Papa Francisco, que tanto cuidou de pessoas vulneráveis em sua jornada, é também celebrar os avanços conquistados pelos beneficiários do POT. Essas pessoas estão trilhando a cada dia, rumo a autonomia econômica, e com perspectivas de uma nova profissão na arte do mosaico”, salienta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
CEU Papa Francisco
Com capacidade para atender 7 mil pessoas, o espaço reúne estrutura esportiva, cultural e educacional, incluindo escola em tempo integral, salas da Rede UniCEU, piscina semiolímpica, estúdio de gravação, biblioteca, pista de skate, entre outros.
O nome da unidade homenageia o primeiro papa latino-americano da história, Jorge Mario Bergoglio, e a EMEF, que funcionará no local, leva o nome da escritora Marina Colasanti, referência na literatura nacional.
Programa Operação Trabalho
O POT é um programa que auxilia pessoas em vulnerabilidade social a serem inseridas no mercado de trabalho. Oferece cursos de qualificação profissional para que os beneficiários possam obter fontes de renda. Atualmente, são 14,9 mil beneficiários, distribuídos em 16 projetos, que contam com uma bolsa que varia entre R$ 1.062,54 - 20 horas semanais, 4 horas diárias, e R$ 1.593,90 - 30 horas semanais, 6 horas por dia. Entre as ocupações em frentes de trabalho estão zeladoria, manutenção e apoio administrativo, ações de busca ativa na rede municipal de ensino, entre outros.
Para participar é necessário seguir critérios como ter mais de 18 anos, morar na cidade de São Paulo, estar desempregado há mais de quatro meses e não receber benefícios como seguro-desemprego, FGTS, entre outros. A renda familiar permitida é de até meio salário-mínimo por pessoa da família.
CEU Papa Francisco
Endereço: Rua Antônio Lázaro, 113 - Sapopemba