Por Vito Zanella
A Mitsubishi Motors acaba de lançar no Brasil a sexta geração da picape Triton. Completamente novo, o veículo chega em seis versões diferentes — algumas delas com preço de lançamento mais baixo em relação à geração anterior — e oferece ainda mais robustez, estabilidade, segurança e conforto. Todas as versões são oferecidas com o mesmo motor completamente renovado em relação à geração anterior e com os seguintes valores: Triton GL MT (exclusivo para venda direta), por R$ 249.990,00; Triton GL – AT (exclusivo para venda direta), R$ 259.990,00; Triton GLS, R$ 265.990,00; Triton HPE – R$ 284.990,00; Triton HPE-S, R$ 314.990,00 e Triton Katana, por R$ 329.990,00.

A sexta geração da picape Triton chega completamente renovada em relação à geração anterior, a começar por um novo chassi, acompanhado também de uma nova carroceria. A nova estrutura é consideravelmente maior em relação à geração anterior, com 130 milímetros a mais na distância entre eixos, 20 milímetros a mais de comprimento total e 50 milímetros a mais de largura, o que oferece mais espaço para todos os ocupantes, seja nos bancos dianteiros ou traseiros. Na parte dianteira, a grade frontal dividida em três partes é ampla e mais larga que na geração anterior, assim como o para-choque dianteiro, pintado na cor da carroceria, que traz o já renomado conceito Dynamic Shield com acabamento em preto brilhante, em cromado ou até mesmo na cor da carroceria, dependendo da versão. O conjunto óptico traz DRLs em LED bem afilados com assinatura em “L”. Logo abaixo deles encontram-se as luzes de seta, o farol alto e os faróis de neblina. A versão Katana abusa dos acabamentos em preto metálico, presentes em itens como no skidplate, maçanetas, retrovisores, molduras dos faróis de neblina, moldura da tampa da caçamba, para-choque traseiro e no rack de teto. As rodas de aro 18 com acabamento também em preto dão o toque final para a proposta esportiva e aventureira da versão. Nas demais versões, os mesmos acabamentos chegam em cromado ou na cor da carroceria.

Como forma de auxiliar os ocupantes do veículo, a lateral da picape pode ser equipada - dependendo da versão – com estribos laterais bastante largos, projetados para fornecer uma plataforma antiderrapante de acesso facilitado ao interior do veículo, mesmo quando em uso off-road e condições escorregadias. Na parte traseira, as saliências laterais do para-choques podem servir como plataforma de acesso à caçamba quando sua tampa está aberta, o que facilita o acesso e a acomodação de cargas. Na caçamba, o diferencial fica para o revestimento em X-Liner. Antiderrapante e antirriscos, o revestimento vem de série em todas as versões e oferece extrema durabilidade e praticidade aos ocupantes. . As lanternas com assinatura LED em “T” reforçam o senso de largura da carroceria além de evocarem a robustez presente no modelo. A versão Katana ainda é equipada com um Santo Antônio estilizado em preto metálico com detalhe em Dark Titanium, para um visual ainda mais robusto e esportivo.

Assim como na parte externa, o interior da nova Triton é completamente novo em relação à geração anterior. Todo o interior foi projetado sob o conceito de “eixo horizontal”, ou seja, por meio de uma mesma linha que vai do centro do volante até o final do painel central, todos os comandos estão alinhados. O volante multifuncional de três raios é menor em relação à geração anterior e oferece excelente ergonomia – além de ajustes de altura e profundidade – e acionamento de comandos de forma bastante simples e rápida por parte do motorista. O condutor também tem acesso a um novo painel de instrumentos, capaz de atender a todos os perfis de clientes. Alinhado com o painel de instrumentos está o novo sistema de entretenimento, com tela sensível ao toque de nove polegadas e alta definição. Compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, o sistema oferece diversas funções totalmente integradas a até dois celulares de forma simultânea, entre outras novidades.
Toda a linha da sexta geração da Triton é equipada com o novo motor diesel 4N16 Super High Power de dupla turbina e 2.4 litros, que rende 205 cv de potência e 47,9kgf.m de torque. Aliado ao sistema de transmissão automático de seis velocidades com calibração adaptativa INVECS-II, a nova geração da Triton é seguramente a picape média mais econômica da categoria. O sistema de SCR (ureia), integrado ao sistema de pós-tratamento com tanque de 17 litros, garante mais de 10 mil quilômetros de autonomia ao veículo, resultando em baixíssimos níveis de emissões, sem comprometer a linearidade de entrega de torque, respostas intuitivas aos comandos de pedal do acelerador e transmissão rápida e com calibração adaptativa INVECS-II.

Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
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