top of page
Buscar

Minutos de Fé | Sentido da Quarta-feira de Cinzas

Por Padre Ezequiel Dal Pozzo


Foto: Pixabay

Na quarta-feira de cinzas, após o carnaval, iniciamos a Quaresma. E eu quero falar sobre o tema da quarta-feira de cinzas, para que todos também possam entrar em sintonia com tantas pessoas que celebram esse mistério. A quarta-feira de cinzas é inaugurada colocando cinzas sobre a nossa cabeça, como sinal de penitência, como sinal de que nós estamos dispostos a caminhar no caminho de Deus, de buscarmos paz e justiça para todos. Muitos fazem jejum, também como sinal de penitência; a igreja prescreve ainda o jejum para os católicos. Quarenta dias serão de quarenta. Quarenta dias que lembram também os 40 dias que Jesus passou no deserto, 40 anos para o encontro da terra prometida. A quarta-feira de cinzas que celebramos é o mistério do Deus misericordioso que acolhe nossa penitência, nossa conversão. Isto é, o reconhecimento de nossa condição de criaturas limitadas, mortais, pecadores.


Todos nós somos pecadores precisamos de conversão. Conversão significa crer no Evangelho, acreditar na boa palavra, aderir a ele, viver segundo o ensinamento de Jesus. Com as cinzas nós vamos ouvir a palavra Convertei-vos e crede no Evangelho, ou outra palavra junto da imposição das cinzas que é “Lembra-te que és pó”; esta palavra ouvimos recebendo cinzas sobre a nossa cabeça. Por que cinzas? É para lembrar que, de fato, somos pó, mas não reduzidos ao pó.


A fé em Jesus ressuscitado faz com que a vida renasça das cinzas. Quando o ser humano reconhece sua condição de criatura realmente necessitada da ação de Deus, em Cristo, na força do Espírito, então Jesus faz brotar vida nova da nossa condição mortal. Por isso que nesse tempo de quaresma, a nossa penitência, a nossa busca de melhorar as atitudes, a nossa busca de conversão, o jejum, a esmola, a partilha que nós fazemos solidários, nos ajude a entrarmos num espírito de mais fraternidade com todos. Que possamos elevar os nossos pensamentos, os nossos sentimentos a Deus para que Ele nos transforme todos os dias. Que Ele seja o nosso remédio para a cura daquilo que precisa ser curado em nós, dos nossos vícios, daquilo que não vai bem. Por isso, eu desejo a você um bom início de quaresma. Que possamos viver bem os nossos dias e este tempo especial.




Padre Ezequiel Dal Pozzo é graduado em Filosofia e Teologia e mestre em Teologia Sistemática e acredita que a música tem poder de formar o espírito. Por meio de suas músicas e textos, busca ajudar as pessoas a encontrarem o verdadeiro sentido da vida. (contato@padreezequiel.com.br)


留言


bottom of page