top of page
Buscar

Memorial da América Latina recebe exposição dos 50 anos de carreira do artista plástico Adelio Sarro

O Memorial da América Latina recebe em junho uma exposição comemorativa dos 50 anos de carreira do artista plástico Adelio Sarro. Intitulada “Adelio Sarro: 50 anos de Arte”, a mostra gratuita trará sua mais nova série de obras à Galeria Marta Traba, a partir de 7 de junho.

Serão exibidas obras de grandes dimensões e um painel triptico, que integram a coleção “Nova Era”, que tem como temática a Era de Aquário. Nela estão retratadas figuras extraterrestres, andrógenas, folclóricas, robóticas e cenas espaciais que intrigam e fascinam o olhar.


Adelio Sarro Sobrinho é um artista plástico múltiplo, e tem sua produção artística ligada principalmente a pintura e escultura. Iniciou sua carreira no ano 1972, ganhando rápido prestígio nacional. Na década de 1990 iniciou sua carreira internacional, e desde então já realizou mais de 300 exposições individuais em excelentes museus, galerias e centros culturais localizados em 4 continentes.


Dentre seu vasto currículo destacam-se as duas exposições feitas no Fórum Econômico Mundial em Davos-Suíça e a exposição no Palácio das Nações, pertencente à ONU Genebra-Suíça, assim como a exposição:” Força e Magia das Cores” que aconteceu nos principais museus da Rússia e posteriormente na China.


Sarro também se destaca pela sua Arte Acessível, sendo um dos pioneiros no mundo a permitir o toque na obra original. Para isso criou pinturas repletas de asperezas e relevos pensando na leitura tátil. A coleção intitulada “Arte Acesso” percorreu o Brasil e a Europa, emocionando e chamando à atenção de um grande público, inspirando inclusive novos artistas a produzirem obras de arte acessíveis.


A coleção de pinturas intitulada pelo artista de “Nova Era” tem como temática a Era de Aquário, e é a mais nova série de obras de Adelio Sarro. Nela, seres completamente diferentes do habitual como: figuras extraterrestres, andrógenas, folclóricas, robóticas e cenas espaciais permeiam as telas do artista, porém, as nuances de cores, luzes, sombras e as conhecidas transparências típicas de Sarro continuam a intrigar e fascinar o olhar.


A coleção é composta por vinte e duas obras de grandes dimensões e um painel triptico, sendo ele a principal obra da série, que soma dois metros e setenta de altura e seis metros de comprimento. Neste painel (Trevas e Luz, OST 2021) o artista faz uma leitura da sociedade Brasileira e mundial, abordando temas como política, ideologias, religião, manifestações, pandemia, família e liberdade.

A proposta do artista é instigar o visitante a reflexão, analisando os diversos temas abordados, porém, sem nunca deixar de lado os sentimentos de “despertar” e de esperança por dias melhores, trazidos pela Era de Aquário.

Exposição “Adélio Sarro: 50 anos de Arte” De 7 de junho a 2 de julho Visitação: De terça a domingo, das 10h às 17h Memorial da América Latina - Galeria Marta Traba (Avenida Mário de Andrade, 664 - Praça Cívica | Acesso pelos portões 2 e 5) Grátis

Comments


bottom of page