Megaexposição da dupla OSGEMEOS reabre a Pinacoteca
top of page
Buscar

Megaexposição da dupla OSGEMEOS reabre a Pinacoteca


Foto: Levi Fanam (Divulgação)

Depois de sete meses fechada para o público, a Pinacoteca reabre suas portas em grande estilo: com a da aguardada exposição da dupla OSGEMEOS!


Com curadoria do alemão Jochen Voltz, a mostra “OSGEMEOS: Segredos” – que estava prevista para abrir em março e foi adiada por conta da pandemia do novo coronavírus – ocupa sete galerias do primeiro andar, a área do octógono, um dos pátios do edifício e outros espaços internos e externos.


Considerados dois dos maiores representantes da arte urbana brasileira, os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo exibem mais de 1.100 itens – muitos deles inéditos no país – nessa mostra panorâmica, que abrange diversos momentos da produção dos artistas!

Foto: Levi Fanam (Divulgação)

Os visitantes podem ver pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, fotografias, desenhos e cadernos de anotações – esses últimos, da fase ainda adolescente e apresentados ao público pela primeira vez, antecedem os famosos personagens amarelos, abrindo caminho para a compreensão da raiz de seu surgimento.


A exposição tem a proposta de contar alguns segredos sobre OSGEMEOS ao evocar vários momentos de sua carreira, desde o comecinho nos meados dos anos de 1980, a forte influência da cultura hip-hop e referências autobiográficas.


Para mostrar que a arte d’OSGEMEOS ocupou toda a Pinacoteca, o tradicional letreiro com o nome da instituição – criado pelo premiado designer gráfico Carlos Perrone nos anos 90 – é temporariamente substituído por uma placa luminosa vermelha, com tipografia no estilo bomb.

Levi Fanam (Divulgação)

Para garantir a segurança dos visitantes, a Pinacoteca preparou uma série de cuidados que devem ser seguidos durante a visita à exposição, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A primeira delas é que a venda/reserva de ingressos será sempre online e o museu funciona com capacidade reduzida. Todos devem levar seu voucher impresso ou no celular para facilitar a entrada.


Além disso,  para entrar no espaço é obrigatório o uso de máscara de segurança (cobrindo toda a boca e nariz) e aferição de temperatura corporal na porta da instituição. Também não é recomendável usar mochilas, sacolas e bolsas muito grandes, pois o guarda-volumes funciona parcialmente. O estacionamento está fechado.


A exposição fica em cartaz entre os dias 15 de outubro e 22 de fevereiro de 2021, de quarta a segunda, das 14h às 20h, sempre com horários agendados por meio do site da Pinacoteca.


Até o dia 23 de outubro a entrada será gratuita! Após essa data, os ingressos passam a custar R$25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada) – exceto aos sábados, que têm entrada gratuita!

bottom of page