Por Rede D'Or

Você sabia que as dores nas costas podem ser um sintoma de tuberculose óssea?
Nessa doença, também chamada de mal de Pott, a bactéria causadora da tuberculose se aloja nos ossos e articulações, afetando pontos como a coluna e o quadril e trazendo, além de dor e desconforto, rigidez e dificuldade de movimento. Essa é uma das doenças mais antigas de que se tem conhecimento, tendo sido documentada em restos da coluna vertebral da Idade do Ferro, na Europa e em antigas múmias do Egito e da costa do Pacífico da América do Sul.
Quais são as causas do Mal de Pott?
A tuberculose vertebral se dá através da inalação do Bacilo de Koch, que passa para o sangue e aloja-se na coluna, preferencialmente nas últimas vértebras torácicas ou lombares e aí inicia o processo de destruição óssea e, se não tratada, leva ao comprometimento de todas as outras vértebras e articulações da coluna. O Mal de Pott é o tipo de tuberculose extrapulmonar mais comum e se deve ao fato de que as estruturas da coluna vertebral sejam ricamente vascularizadas.
Quais são os principais sinais e sintomas do Mal de Pott?
Os sintomas do mal de Pott surgem à medida que a bactéria se desenvolve na coluna e atinge as vértebras, principalmente as vértebras lombares e torácicas, provocando inflamação as articulações e destruição óssea. Os principais sintomas indicativos de tuberculose óssea na coluna são:
Fraqueza nas pernas;
Dor progressiva;
Massa palpável no final da coluna;
Comprometimento do movimento,
Rigidez da coluna,
Pode haver perda de peso;
Pode haver febre.
Nos casos mais graves em que não há resposta adequada ao tratamento, a tuberculose óssea na coluna pode evoluir para compressão medular e consequentemente paraplegia, em alguns casos.
Na maioria dos casos o mal de Pott acontece devido à reativação de uma tuberculose pulmonar que não foi tratada corretamente, o que pode fazer com que a bactéria permaneça no organismo e atinja a coluna sem que sejam notados sintomas. No entanto, devido a alterações da imunidade, é possível que surjam sintomas de tuberculose relacionados com a presença da bactéria na coluna.
Como é feito o tratamento
O tratamento para o mal de Pott deve ser feito de acordo com a orientação médica, sendo importante fazer uso de antibióticos para promover a eliminação da bactéria, mesmo que não existam mais sintomas.
Além disso, pode ser recomendada a imobilização da coluna, com uso de um colete, e sessões de fisioterapia para evitar a rigidez completa da coluna. Em alguns casos pode ser preciso realizar uma cirurgia para drenar os abcessos ou estabilizar a coluna.
Comentarios