Buscar
  • Redação JBA

Maio Amarelo 2021 terá webinars, campanha digital e ações voltadas à educação de trânsito

“Respeito e cuidado salvam vidas” é a mensagem que a Prefeitura de São Paulo Transportes vai propagar durante todo este mês.

O mês de maio marca o movimento internacional em prol da segurança viária. Desde 2017, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), realiza ações presenciais e on-line de conscientização e de educação no trânsito no Movimento Maio Amarelo.


Em decorrência da pandemia de covid-19, as ações do Maio Amarelo de 2021 serão prioritariamente digitais.


O destaque dentre os eventos programados é a série de quatro webinars em conjunto com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, por meio da Vital Strategies. Intitulada “Ruas mais seguras e acessíveis: Os novos rumos da mobilidade” a série tem como objetivo promover o debate sobre questões relevantes ligadas à mobilidade urbana, contando com a participação de autoridades internacionais no assunto.


Os webinars ocorrerão todas as quartas-feiras de maio, sempre a partir das 10h, com 1h30 de duração. O impacto da pandemia na mobilidade de grandes cidades, a mobilidade ativa, as áreas 30 km/h ou de trânsito calmo e as questões de gênero e de segurança relacionadas ao transporte serão os temas discutidos, com a participação de convidados especiais. Para acessar a programação completa e mais informações sobre o webinar basta acessar: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/.


No ambiente digital, peças com imagens e mensagens alusivas ao cuidado com o próximo e à preservação da segurança de todos serão publicadas nos perfis oficiais da SMT, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Transporte (SPTrans).


Painéis de mensagens variáveis e faixas com mensagens educativas

A CET utilizará seus painéis móveis de mensagens variáveis para disseminar entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres as mensagens em prol da segurança no trânsito e nos espaços públicos. Os painéis serão colocados em pontos estratégicos do viário da cidade para atingir o maior número de pessoas.


As vias que registraram o maior número de fatalidades dentre as ruas e avenidas da capital receberão faixas comunicando os condutores sobre esse fato. A ideia é demonstrar que a realidade do trânsito faz parte da vida de todos nós e que a responsabilidade pelo cuidado dos mais vulneráveis deve ser compartilhada.


Ações em terminais de ônibus

A SPTrans vai trazer uma edição especial do Jornal do Ônibus até o dia 16 de maio para chamar a atenção dos passageiros do transporte coletivo sobre segurança viária. Todos os ônibus terão afixado o Jornal do Ônibus especial com o tema da campanha: “Maio Amarelo 20/21 - Respeito e Cuidado salvam vidas”.


Desde o dia 1º, todos os terminais de ônibus da cidade apresentam mensagens sonoras com informação e orientação sobre segurança, além de cartazes.


É possível também testar seus conhecimentos sobre mobilidade e segurança viária em um divertido jogo online! Clique aqui para jogar agora!

2 visualizações0 comentário