Buscar
  • Cloves Reis

“Made in Brazil é Nóis”, de Renato Gosling, tem tour virtual

As pinturas evocam os céus noturnos enquanto as esculturas fazem referência aos trilhos que cruzam a terra

A mostra Made in Brazil é Nóis, do artista plástico Renato Gosling, pode ser feita por um tour virtual gratuito no site do artista. Com curadoria de Caru Albuquerque, a exposição reinventa ícones conhecidos do imaginário nacional, como havaianas, caixa de fósforo da empresa Fiat Lux e paçoca Amor. A proposta é convidar o público a refletir sobre a formação da cultura e da identidade brasileiras. Em sua primeira exposição individual, Gosling apresenta finearts (fotografias), esculturas e assemblages.


“Trago um olhar sobre coisas banais e simples. Me aproprio da realidade cotidiana e a reinvento a partir de materiais também banais, como grãos, flores e pedras”, revela o artista.


Com tecnologia similar à do Google Street View e fácil navegação, o tour virtual não requer agendamento ou inscrição - basta acessar https://renatogosling.com.br/made_in_brazil_e_nois/


Há também duas opções de vídeos com tour virtual pronto, em que o visitante não precisa navegar, apenas assistir.


A mostra foi reaberta após o retorno das atividades do Shopping Parque da Cidade. Segundo Stella Pinheiro, gerente de marketing do empreendimento, o Parque da Cidade tem uma conexão muito forte com a arte e cultura. “Ficamos muito contentes por receber uma exposição tão potente como essa, democratizando o acesso do público a obras que, normalmente, ficariam restritas a galerias e colecionadores”.


“No tour virtual, as pessoas podem ter acesso a todos os itens da exposição e ao texto curatorial. Não é a mesma coisa que ver, observar e sentir a obra, mas é a opção que temos agora. As ferramentas online são nossas aliadas e estão absorvidas como solução pelo público. Vieram para ficar”, diz Gosling.


“O virtual deve continuar. O mundo presencial nunca será substituído, mas o digital complementa. Quem visitar a mostra física pode rever depois algum elemento na versão online. E pessoas fora de São Paulo também poderão conhecer meu trabalho”, pontua o artista.


Exibidos em fotografias, montagens e esculturas, os elementos brasileiros reinventados por Gosling carregam memórias afetivas e ativam nosso sentimento de pertencimento a este lugar e a este grupo. A partir das obras é possível traçar uma reflexão sobre como ocorre o processo de “abrasiliamento” de um produto ou comportamento até tornar-se um paradigma daquilo que se percebe como “brasilidade”.


Made In Brazil é Nóis faz referência à frase escrita em produtos exportados produzidos em território nacional, sendo ‘Brazil’ a grafia com a qual o país é conhecido além dos países de língua portuguesa. “É uma expressão usada para descrever o país visto pelos olhos do estrangeiro, um Brasil que não é o país que os brasileiros vivem diariamente, mas que se resume a estereótipos culturais e materiais que são exportados para o resto do mundo”, diz Gosling. “A expressão ‘é nóis’ é muito popular nas periferias das grandes cidades brasileiras e significa uma afirmação de uma força coletiva”, frisa o artista.

1 visualização0 comentário