Linha 2021 do R8 está disponível para encomendas
top of page
Buscar

Linha 2021 do R8 está disponível para encomendas

Por Vitor Zanella


O superesportivo Audi R8 chega ao mercado brasileiro e está disponível para encomendas com prazo de entrega no início de 2021. Solicitações acontecem pelo site oficial ou diretamente com a concessionária, de forma online. Os interessados terão acesso ao catálogo da linha 2021 do R8 para escolher a personalização do modelo. Ao todo são quase 1,6 milhão de combinações possíveis para o R8, o que possibilita um nível de personalização único em 10 diferentes itens do veículo: cores externas, side blade, acabamento externo, capa do retrovisor, cor do logotipo da Audi, design de rodas 20”, pinças de freio, acabamento interno, revestimento do teto, e padrão do revestimento dos assentos.

Comercializado em versão única, o R8 terá opções de cores especiais para os proprietários do esportivo. Entre as cores Audi Exclusive, há mais 19 alternativas sendo 9 cores foscas (cinza Suzuka, prata Florete, cinza Daytona, branco Ibis, branco Geleira, amarelo Vegas, vermelho Tango, marrom Argus e azul Navarra), duas perolizadas (vermelho Misano e azul Sepang), cinco sólidas (cinza Nardo, laranja Brilhante, verde Avalon, verde Camuflagem e azul Kumulus) e três metálicas (marrom Ipanema, bege Carat e verde Java), que podem ser encomendadas por valor adicional.


Nascido na pista e construído para as ruas - Nenhum modelo com o logo das quatro argolas está mais próximo de um carro de pista que o Audi R8. O superesportivo possui motor central-traseiro V10 que gera 610 cv de potência e 560 Nm de torque – a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h. A transmissão é a S tronic de sete velocidades e conta com renovado sistema de tração quattro. A combinação de alumínio e fibra de carbono abrem novas dimensões em relação ao peso, rigidez e comportamento. A parte inferior da carroceria integra um longo difusor para aumentar o downforce. Também o chassi, com sua suspensão duplo A, demonstra o quão próximo o R8 está de um carro de corrida. O design reflete o caráter poderoso e esportivo do R8. Um capô extenso, uma traseira com linhas fluidas e um entre-eixos relativamente curto, de 2,65m. O comprimento total é de 4,42m, a altura é de 1,24m e a largura tem 2,03m. As quatro argolas complementam a ponta do capô que conta com sua grade Singleframe de estilo colmeia, ampla e plana.

foto: divulgação

Uma característica que distingue o carro visualmente, além de oferecer maior segurança, é o sistema de faróis a laser. O equipamento de série no modelo, ativo no modo farol alto, ilumina duas vezes mais que faróis de LEDs comuns e evita ofuscar outros participantes no trânsito. Eles geram um feixe de laser azul com comprimento de onda de 450 nanômetros. Um conversor de fósforo transforma esse facho em luz branca, ajustada para o uso em estradas com uma temperatura de cor de 5.500 Kelvin – condições ideais para o olho humano que permitem ao motorista distinguir melhor os contrastes e ajudam a evitar a fadiga. Além disso, os fachos de alta concentração iluminam 600 metros à frente do carro, tornando a passagem por neblinas e cortinas de fumaça, por exemplo, mais segura.

Nas laterais do esportivo há contornos sinuosos característicos. A linha de cintura, esculpida como um músculo poderoso, conecta as caixas de rodas ao mesmo tempo em que divide os side blades em dois. Essa nova solução de design faz o carro parecer mais longo e dinâmico. Na traseira, as lanternas e as entradas de ar se conectam.

Segundo a Audi, a concepção do novo R8 é de quem entrar atrás do volante se sentir como um piloto de corridas. Todas as funções são direcionadas para o motorista e permitem uma operação simples mesmo em condições extremas – isso sem que seja preciso tirar as mãos do volante. Os assentos esportivos com apoio de cabeça integrado oferecem excelente suporte lateral. O Audi virtual cockpit apresenta todas as informações ao motorista em sua tela de 12,3 polegadas com gráficos elaborados.


O motorista pode alternar entre diferentes modos de tela e ainda ajustar o painel de instrumentos digitais de acordo com suas preferências. No modo performance, o condutor visualiza as informações dos programas de direção, aceleração, desaceleração e forças laterais, bem como potência e torque. O R8 possui ainda as mais recentes tecnologias em termos de infotainment, com MMI touch, Audi smartphone interface e sistema de som Bang & Olufsen como equipamentos de série.

Vito Zanella é jornalista na área automotiva há mais de 35 anos e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo, como MetroNews, Folha Metropolitana de Guarulhos, Guarulhos Hoje, além das revistas Hot Motors e Autos & e Afins, entre outros impressos e sites.

bottom of page