Libreflix: assista filmes e séries independentes de graça
top of page
Buscar

Libreflix: assista filmes e séries independentes de graça

Tem filme internacional, filme nacional, filme independente e até o seriado "Castelo Rá-Tim-Bum"


O Libreflix é uma plataforma de streaming colaborativo que reúne produções audiovisuais independentes e de livre exibição. Os criadores do projeto defendem novas formas de compartilhamento da cultura que possam atingir muitas pessoas que não possam pagar por uma plataforma streaming, conectando artistas e fãs.

O curitibano Guilmour Rossi, de 21 anos, responsável pela criação da plataforma, defende que a ideia é distribuir obras sem custos para o consumidor e para o intermediário, sem ferir, claro, os direitos autorais. Há, inclusive, muitos colaboradores que investem e contribuem com o projeto para que ele possa arcar com as despesas múltiplas pela difusão das obras.

O próprio usuário pode submeter produções audiovisuais à plataforma. Para isso, basta criar uma conta e enviar o arquivo — o que não quer dizer que o filme, curta ou série será adicionado imediatamente. A equipe da Libreflix faz uma pesquisa para ver se não há problema em liberar o título antes de acrescentar ao catálogo.

Assim como nos serviços tradicionais pagos, como a Netflix, o Libreflix conta com algumas categorias por meio das quais usuários podem filtrar o tipo de conteúdo a que querem assistir: clássicos, nacionais, curtas, documentários, filmes, séries e infantis. Na categoria nacional, além de filmes conhecidos e produções independentes, uma surpresa: o querido seriado "Castelo Rá-Tim-Bum" que foi produzido e exibido pela TV Cultura entre 9 de maio de 1994 e 24 de dezembro de 1997. São, ao todo, 90 episódios e mais 1 especial disponibilizados.


Para quem procura clássicos do cinema, o catálogo disponibiliza a aventura “Viagem à Lua” (1902), de Georges Méliès; a ficção científica “Metrópolis” (1927), de Fritz Lang; a comédia “Tempos Modernos” (1936), de Charlie Chaplin; e o terror “A Noite dos Mortos Vivos” (1968), de George A. Romero.


O cardápio da Libreflix ainda está recheadíssimo de filmes nacionais! Entre os destaques está o aclamado documentário “Quebrando o Tabu” (2011), de Fernando Grostein Andrade, que discute a questão da guerra às drogas e da legalização dessas substâncias, com depoimentos de figuras como Drauzio Varella, Fernando Henrique Cardoso, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal.


Outro documentário disponível na plataforma é “Lute como uma Menina” (2016), de Flávio Colombini, que investiga a história das meninas que participaram do movimento secundarista em 2015. Esses protestos se opuseram ao projeto de reorganização escolar imposto pelo Governo de São Paulo, que previa o fechamento de quase 100 escolas.


Para assistir, basta acessar o site da plataforma ou instalar o app para Android e Windows.

bottom of page