Jogos Olímpicos em Tóquio terão novas modalidades esportivas
top of page
Buscar

Jogos Olímpicos em Tóquio terão novas modalidades esportivas

Por Roberto Maia


Excepcionalmente não vou falar de futebol essa semana. Após o adiamento forçado por causa da pandemia do novo coronavírus, a 32ª edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, acontecerá em julho deste ano. E terá novidades em relação às Olímpiadas anteriores. Cinco novos esportes farão a sua estreia oficial nos jogos em solo japonês. Caratê, skate, escalada, surfe, beisebol e softbol se juntarão às outras 28 modalidades esportivas já existentes. Objetivo é tornar o evento ainda mais atrativo para o público.


Assim, o Comitê Olímpico Internacional (COI) tenta atrair ainda mais o interesse do público jovem, visto que os esportes estreantes são cada vez mais populares nessa faixa etária. Outro motivo é que caratê, beisebol e softbol são modalidades bastante populares no Japão.

Gabriel Medina é uma das principais esperanças de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio (Foto: Quickly Travel/IStock 488693151/Trubavin)

Outra grande novidade a ser apresentada na Olimpíada de Tóquio será a moderna arena Aomi Urban Sports Venue, onde serão realizadas as provas de escalada e skate. Pela primeira vez na história dos jogos o espaço será aberto para o uso do público durante o período de competição. Mais um atrativo para os turistas, que poderão vivenciar a experiência de se sentir um atleta olímpico, mesmo que por alguns instantes.


As competições do surfe, modalidade de bastante interesse para os brasileiros por conta de atletas como Gabriel Medina e Adriano de Souza, o Mineirinho, serão realizadas na Praia de Tsurigasaki e contará com eventos programados que envolverão aulas de ioga, música e discussões ambientais para turistas e público local presente. Chance de medalhas para os esportistas brasileiros.


Todas as modalidades estreantes contarão com disputas tanto no masculino quanto no feminino. Os Jogos Olímpicos de Tóquio, aliás, serão os mais equilibrados em termos de gênero do que em qualquer outro já visto na história, com as mulheres representando aproximadamente 49% de todos os atletas participantes.

Estreia do Brasil será no Street masculino, no dia 25 de julho, às 9h (horário do Japão), no Ariake Urban Sports Park. (Foto: Nike/divulgação)

A pandemia atrapalhou os planos de muita gente. Porém, com a chegadas das vacinas contra a Covid-19, as viagens voltarão a ser realidade. Portanto, interessados em acompanhar in loco a Olimpíada ainda podem adquirir ingressos e pacotes para o evento esportivo. A Quickly Travel, integrante do do Grupo JTB e uma das subdistribuidoras oficiais da Match Hospitality AG para a revenda de ingressos a residentes no Brasil, tem ingressos disponíveis para praticamente todas as modalidades, além da cerimônia de encerramento.


Além de curtir os jogos, a experiência de aproveitar os atrativos de Tóquio será sem dúvida enriquecedora. A capital japonesa é encantadora. Apesar de ser uma das maiores metrópoles do mundo com mais de 13 milhões de habitantes, repleta de modernidades por todas as partes e recheada por imponentes edifícios, a cidade guarda com muito respeito e carinho as suas milenares tradições. Ao caminhar pelas suas ruas é comum encontrar arranha-céus dividindo a cena urbana sem conflitos com antigos templos. A tecnologia caminha junto e até ajuda na preservação da cultura oriental. Os japoneses são cosmopolitas e sabem valorizar a paz como nenhum outro povo no mundo.



Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.


bottom of page