top of page
Buscar

João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP realizam concerto presencial no Teatro Gazeta

Parte da Temporada 2021 da Bachiana, concerto com entrada gratuita é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo

Imagem: Fernando Mucci

O Maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP realizam mais um concerto da Temporada 2021, em 9 de novembro, no Teatro Gazeta. Com ingressos gratuitos, o concerto é uma realização da Fundação Bachiana através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.


Celebrando a estação das flores, João Carlos Martins convida o violinista Renato Yokota para iniciar a noite com A Primavera, parte de As Quatro Estações – quatro concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi –, em seus três movimentos: Allegro, que descreve o despertar da primavera, a água que jorra das fontes; Largo, quando raios e trovões anunciam uma tempestade; e Allegro Pastorale, dança campestre rústica para recepcionar a primavera.


O concerto continua com o Concerto para Dois Violinos, ou Concerto para Duplo Violino uma das obras mais famosas de Johann Sebastian Bach e considerada uma das obras-primas do Barroco, caracterizada pela relação entre os dois solistas de violino, em seu segundo movimento, Largo ma non tanto.


O violino é o destaque também em Divertimento em Dó Maior, obra composta por Wolfgang Amadeus Mozart quando tinha apenas 16 anos. O primeiro movimento destaca a virtuosidade do violino. No segundo movimento o interesse melódico é dividido igualmente entre os violinos. Já no final, Mozart mostra sua habilidade contrapontística.


A Suíte Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos, cuja versão original foi composta para piano e que posteriormente ganhou uma transcrição para orquestra, será representada por seu primeiro movimento, o contemplativo Prelúdio.


O russo Dimitri Shostakovich compôs muitos trabalhos em diferentes gêneros, como óperas, balés, canções e uma grande quantidade de música escrita para o cinema, como a Segunda Valsa, escrita para o filme O Primeiro Escalão (1955), que será apresentada nesta noite, que se encerra com João Carlos Martins ao piano, nas variações dos Prelúdios 26 & 14, de Bach, em arranjo de Chris Brubeck.

MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS E BACHIANA FILARMÔNICA SESI-SP

Regência: João Carlos Martins

Solista: Renato Yokota (violino)


Dia 9/11, às 20h

Teatro Gazeta

Av. Paulista, 900 - São Paulo – SP

Duração: aprox. 80 minutos

Classificação etária: Livre – Menores de 15 anos de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

O concerto contará com acessibilidade, intérprete de libras e serviço de áudio descrição.

INGRESSOS GRATUITOS

Bilheteria do Teatro: de terça-feira à domingo, das 14h até o início do último espetáculo

Comments


bottom of page