top of page
Buscar

JBA comemora 45 anos de história e serviço à comunidade

Por Redação JBA

O jornalista Ronaldo Gonçalves Côrtes (1936 - 2012), numa iniciativa visionária, teve a ideia de investir na comunicação regional, criando em 13 de agosto de 1977, o Grupo JBA - Jornais de Bairro Associados. Foi um dos maiores precursores do setor e teve fundamental relevância. Desde então, São Paulo cresceu assustadoramente, mais que muitos estados e até que alguns países. A partir de 2012, seu filho Marco Côrtes assume a direção do jornal, no compromisso de honrar o sonho de seu pai, mantendo e expandindo a produção de conteúdo regionalizado com seriedade e dinamismo. Atualmente são 80 mil exemplares distribuídos gratuitamente todas as semanas, em diversos pontos da cidade. As notícias, especialmente agora no mundo digital, são muitas e das mais variadas. Por isso, a imprensa regional nunca foi tão necessária. Somente os jornais de bairro podem acompanhar e valorizar a notícia de cada região da cidade, incentivar empresários locais e informar com qualidade sobre as novidades e problemas enfrentados pela comunidade. “A mais nobre missão do JBA é reforçar nos leitores o sentimento de identidade e pertencimento, tão fundamental ao bem-estar do indivíduo, mas tão dificilmente construído numa metrópole como São Paulo. Já diria López Garcia ‘porque é desde os espaços locais que se definem os contornos da vida diária, onde se constrói a personalidade de uma comunidade e onde se faz a aprendizagem social’”, aponta Marco Côrtes. Muito nos emocionou os depoimentos de vários setores sobre a importância do Grupo JBA. Nossos mais sinceros agradecimentos. Obrigado!


"Quero parabenizar todo o Grupo Jornais de Bairros Associados (JBA) pelos 45 anos de atividades no estado de São Paulo. É com muita admiração e respeito a essas mais de quatro décadas, que me dirijo aos seus fundadores, diretores, colaboradores e ao público leitor dos jornais do grupo. A imprensa regional, por sua proximidade com o público e os acontecimentos locais, é uma importante intermediadora no diálogo entre a população e o poder público. Parabéns a todos que fazem parte e prestigiam as publicações do Grupo JBA."

Rodrigo Garcia, Governador do Estado de São Paulo


"Parabéns ao Gupo JBA. Os jornais regionais têm sua relevância numa cidade do tamanho e importância de São Paulo. Eles ajudam na administração da cidade apontando as necessidades da população e as possíveis soluções. A grande imprensa nem sempre tem espaço para problemas pontuais da cidade e, por isso mesmo os jornais de bairro são importantes. O Grupo JBA está de parabéns ao completar 45 anos. Que venham muitos outros anos. Nossa administração comemora a história do Grupo JBA, pela sua atuação na defesa da cidade e de seus cidadãos"

Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo


“Parabéns ao Grupo JBA pelos seus 45 anos de relevantes serviços prestados à cidade de São Paulo e à população dessa metrópole que é símbolo de dinamismo, prosperidade e riqueza cultural. A comunicação regional tem um papel importantíssimo na melhoria da qualidade da Educação e no desenvolvimento de uma sociedade mais justa, democrática e bem informada. Meus cumprimentos a todos que fazem parte dessa história e tanto contribuem com o crescimento da capital paulista.”

Professor Hubert Alquéres, secretário da Educação do Estado de São Paulo



“Parabenizo os Jornais de Bairros Associados, nosso querido JBA, pelos 45 anos de incessante trabalho, levando aos leitores reportagens de grande interesse e escritas por profissionais comprometidos com a verdade. A imparcialidade, a seriedade, a competência, o profissionalismo e a dedicação da equipe do jornal levam sempre a melhor informação, com confiabilidade e credibilidade a todos os leitores. Parabéns e muito sucesso aos nossos Jornais de Bairros Associados! Um forte abraço!”

Coronel Camilo, Secretário Executivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo



“Em um estado democrático a existência da imprensa livre é fundamental. Parabéns ao JBA pelos seus 45 anos e por todos os serviços à população no seu raio de abrangência. Vida longa e mais 45 anos ao JBA!”

Fernando Padula, Secretário da Educação da cidade de São Paulo




“Parabéns aos Jornais de Bairros Associados, JBA, pelos 45 anos de trabalho e sucesso, comprometido com os leitores produzindo reportagens de grande interesse da sociedade. O profissionalismo de quem colabora neste importante trabalho é destaque. Trata-se de um verdadeiro serviço à cidadania. Parabéns e muito mais sucesso aos nossos Jornais de Bairros Associados”. Prof. Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso – Ex-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção de São Paulo por três gestões (2004/2012), Presidente de Honra da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM) e Presidente da Academia Brasileira de Direito Criminal (ABDCRIM).



“Parabenizo o Jornais de Bairros Associados, que há 45 anos presta importante serviço à população. Veículo fundado pelo meu amigo jornalista Ronaldo Côrtes e Elena Côrtes, com quem convivi por muitos e muitos anos e construí uma sólida amizade, que se estende há mais de duas gerações e em breve, chegaremos à terceira. Saliento a importância da informação, como instrumento necessário à construção de educação, orientação e cidadania!”

Celso Russomano



“A imprensa regional é aquela que dá voz ao bairro, que diariamente traz notícias e informações contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região. Nós, do Shopping Market Place, ao longo dos anos apoiamos e vimos de perto a importância do JBA nesse desenvolvimento e temos muito orgulho em fazer parte dessa história. Unindo esforços, conseguimos ajudar o nosso bairro a ser cada dia melhor.”

Christian Birmoser, Gerente Geral Shopping Market Place



“A história do Grupo Jornalístico Ronaldo Côrtes, fundador do Grupo JBA – Jornais de Bairros Associados há 45 anos foi um marco no universo da comunicação em nosso país. Inaugurou a era do colunismo social e a possibilidade de o público ter opções nutritivas em termos de fatos e notícias. Tornou-se rapidamente a maior e mais moderna rede de jornais de bairros do país, com distribuição gratuita porta-a-porta. Reuniu, pela primeira vez, os mais importantes jornalistas e colunistas de nosso estado em suas edições, e não demorou para também expandir sua atuação com eventos magistrais como o Super Cap de Ouro – o Oscar Brasileiro. Ter meus artigos em tão importante organização jornalística do Brasil foi de muita importância para minha carreira de jornalista e escritor. Atualmente, sobre o comando de sucessores, o grupo segue em sua missão inicial de seu fundador e continua como um conglomerado de suma importância no desenvolvimento de nosso país no campo da comunicação jornalística”.

Cesar Romão, Jornalista, escritor e Presidente do Conselho de Presidentes da Associação Paulista de Imprensa – API


"Nos dias de hoje, onde as relações são líquidas e fugazes, manter um vínculo profissional por mais de um, dois anos, já é uma vitória. Que dizer por mais de oito anos? Neste período em que escrevo minha coluna O Que Vi Pelo Mundo aqui no JBA, foram quase 400 artigos, cinco continentes, milhares de destinos e uma certeza: parcerias longevas são raras e caras. Assim, fico orgulhoso de participar desse time que, já, já, completará meio século prestando serviços, informações e entretenimento. Tal como em Londres, Paris ou Nova York, os jornais do Grupo JBA passam de mão em mão dentro de ônibus, metros, enfim, todo tipo de transporte coletivo e individual. Se transformaram em companheiros fiéis durante as horas e horas de deslocamento de pessoas simples que, para mim, são tão ou mais importantes do que grandes empresários, políticos e outros cidadãos de destaque em nossa capital. Estes, inclusive, também leitores assíduos e parceiros dos Jornais de Bairro Associados desde sempre. Agora, também na internet, o Grupo JBA atinge horizontes jamais sonhados pelo seu fundador que, seguramente, está orgulhoso desta caminhada que trouxe todos nós até o século 21! Que venham outros tantos e maiores desafios. Que venha o século 22! Parabéns a todos nós”.

Colunista de turismo, jornalista Paulo Panayotis – Site O Que Vi Pelo Mundo.


“Minha história como colunista dos Jornais de Bairros Associados tem apenas sete anos. Mas conheci esse importante veículo de comunicação há muitos anos. Antes mesmo de imaginarmos que um dia teríamos telefones celulares com acesso à internet. Naquele tempo, o jornal era – e continua sendo – o meio de comunicação mais confiável e próximo da população da cidade. Os jornais de bairros desempenham papel relevante como instrumento de debate político e social. E apesar do surgimento de novas mídias, o Grupo JBA segue firme materializando o sonho do seu fundador, o jornalista Ronaldo Gonçalves Côrtes, que acreditou e investiu na comunicação regional. Parabéns pelos 45 anos produzindo informação de qualidade!”

Colunista Roberto Maia


“Para mim é um grande orgulho ser colaboradora do Jornal há 44 anos e 8 meses. O tempo passou e o Jornais de Bairros Associados sempre permanceu publicando noticias atuais com informaçoes precisas. Os fundadores o casal Ronaldo e Helena Côrtes sempre foram grandes batalhadores inovando e promovendo eventos que marcaram no calendário paulista. Ronaldo nos deixou, mas seu filho Marco emcabeçou o Jornal com dedicaçao e muito amor. Poder acompanhar os 45 nos de existencia de um jornal que sempre foi um sucesso é motivo de muita alegria e orgulho para mim. Parabéns Marco, parabéns a toda familia Côrtes. Deus os abençoe”. Colunista Zilda Brandão



“Parabéns JBA pelos 45 anos. Parabéns a todos da família, assim como os colunistas parceiros, que ajudam a manter esse importante veículo de comunicação, principalmente em uma época em que os jornais impressos estão desaparecendo cada vez mais. Parabéns JBA e que continue nessa jornada, firme e forte, por muitos e muitos anos”.

Colunista Vito Zanella


“Em 1977, São Paulo começou a comentar sobre um novo jornal dirigido o JBA. O casal Ronaldo e Elena Côrtes já era muito conhecido na alta sociedade paulistana. O sucesso foi logo potencializado com as históricas premiações, o SuperCap de Ouro, sempre realizadas em lugares míticos como Gallery, Regine's e Palladium. Os jornais se multiplicaram e o prestígio continua até hoje com o filho Marco Cezar G. Côrtes e sua equipe. Para mim é um grande orgulho assinar a coluna Encontros Notáveis semanalmente. Longa vida ao JBA.”

Colunista Ovadia Saadia



“A alma do meu querido amigo Ronaldo Côrtes está sorrindo, bem feliz, ao ver o impulso, o brilho, o dinamismo, que Marco Cezar deu aos Jornais de Bairro Associados”.

Colunista Fernando Jorge



"O Grupo JBA é muito importante no jornalismo brasileiro. Parabéns ao editor chefe Marco Côrtes e nossa saudação especial ao Ronaldo Côrtes. Desejamos muita fartura, muitas vitórias e agradecemos por divulgarem a mensagem da Legião da Boa Vontade".

Legião da Boa Vontade





2 Comments


Cristina Aguilera
Cristina Aguilera
Aug 13, 2022

Parabéns ao Jornal e a toda a equipe que não mede esforços para trazer um jornalismo dinâmico, atual e comprometido com a cobertura responsável dos fatos. . 45 anos de história no jornalismo é um marco que precisa ser muito comemorado,.Vida longa ao Portal e aos Jornais da Rede JBA .

Cristina Aguilera - Jornalista e assessora de imprensa.

Like

Aline Tenorio SP
Aline Tenorio SP
Aug 12, 2022

Parabéns JBA!!

Like
bottom of page