top of page
Buscar

Jardins de chuva ganham certificado internacional de boas práticas

Secretaria Municipal das Subprefeituras participou de forma virtual da cerimônia realizada na Coreia do Sul

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal das Subprefeituras, foi homenageada no dia 14 de outubro, durante cerimônia realizada na Coreia do Sul, pela instalação de jardins de chuva na capital, quando recebeu um certificado internacional de boas práticas. Trata-se de áreas verdes inovadoras, que somam a beleza de folhas e flores à funcionalidade de captação de águas pluviais e que têm como finalidade ampliar a permeabilidade do solo na cidade e minimizar os efeitos de alagamentos.


Além das funções em infraestrutura verde, essas modalidades ampliam as possibilidades de bem-estar, lazer, permeabilidade e biodiversidade urbana, enquanto auxiliam no escoamento da água da chuva. Os jardins filtram a água para uma rede de drenagem subterrânea e evitam o acúmulo na superfície. Este é o objetivo da SMSUB, que já implantou mais de 200 unidades, desde 2017, por meio das Subprefeituras.


Os jardins estão distribuídos nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro. Entre os distritos contemplados estão Aricanduva, Butantã, Capela do Socorro, Cidade Tiradentes, Ipiranga, Lapa, Penha, Pinheiros, Santana/ Tucuruvi, Sé, Casa Verde/Cachoeirinha, Ermelino Matarazzo e Vila Mariana. Todas as obras foram realizadas por equipes já contratadas pelas Subprefeituras, sem contratações excepcionais.


A região central da capital foi escolhida para receber o projeto-piloto de Soluções baseadas na Natureza (SbN) e concentra a maior parte dos jardins. São cerca de 92 mil m², se considerarmos também outras intervenções com a mesma função de captação de água, como as vagas verdes, biovaletas, escadarias verdes, poços de infiltração, land art e bosques de conservação urbana.


Está prevista a entrega de 400 unidades até o final de 2024. A Prefeitura tem trabalhado para conseguir financiamento internacional para ampliar a quantidade de obras desse tipo para 2 mil.

Kommentarer


bottom of page