JAC renova design de SUV’S e aumenta conteúdo dos modelos
top of page
Buscar

JAC renova design de SUV’S e aumenta conteúdo dos modelos

Por Vito Zanella


“Novos tempos, nova JAC”. Com esse lema, a JAC Motors ingressa em 2021 com diversas novidades em sua linha de SUV´s. Com novos designs externos e internos, a partir de agora, os modelos T40 Plus, T50 Plus e T60 Plus terão: teto solar elétrico de série; kit multimídia com tela de, no mínimo, 10 polegadas, sempre equipado com AndroidAuto e Apple CarPlay; novas rodas de liga leve (T40 e T60); e seis air bags (dois frontais, dois laterais e dois de cabeça, tipo cortina) para T50 e T60.


T40 Plus – A linha 2021 do T40 Plus vai manter duas versões: T40 MT, com motor 1.5 16V VVT JetFlex, de 125 cv (gasolina) e 127 cv (etanol), com torque máximo de 152 Nm e 154 Nm, respectivamente, e câmbio manual de cinco velocidades (R$ 79.990,00), e T40 CVT, equipado com propulsor 1.6 16V DVVT, a gasolina, com 138 cv e 17,1 kgfm, e transmissão automática (R$ 88.990,00). Os ajustes estéticos visaram promover um visual mais agressivo, com a eliminação do largo friso cromado central na grade do radiador – tornou-se Black Piano. Maior, essa grade ganhou pequenos filetes cromados e obteve, como resultado, um caráter estilístico mais autêntico de utilitários esportivos. O conjunto é completado pelo para-choque com vincos mais perceptíveis, que alteraram o desenho dos faróis de neblina, por exemplo. No conjunto ótico, as mudanças foram internas, adicionando um DRL que irá destacar a “presença” do T40 Plus como um produto de categoria superior.


Já na vista traseira, seguindo o princípio adotado na frente, o T40 Plus recebeu um para-choque desprovido de contornos cromados, tornando-se mais “root”. Para manter o ar de classe superior, no entanto, um pequeno filete foi adicionado na base inferior do para-choque. Já o conjunto ótico manteve o formato, mas ganhou novo desenho interno de repartição das luzes – as setas e as lâmpadas de ré ficaram mais estreitas, enquanto a superfície reflexiva aumentou suas proporções. A antena tipo barbatana, também novidade, assina um visual elegante, moderno, conforme outros SUV´s de categoria superior. O pacote de alterações externas ainda inclui as novas rodas aro 17, de cinco raios bem definidos, igualmente com a proposta de ampliar o perfil mais de utilitário.


Por dentro, o T40 2021 recebeu duas significativas alterações, uma delas a pedido dos clientes brasileiros e a outra... para enaltecer seu espírito de vanguarda. O pleito dos consumidores era por teto solar. Com acionamento elétrico, ele nem será opcional, mas equipamento de série no novo modelo. Já o kit multimídia, que chamava a atenção no painel do modelo, ganhou uma tela muito maior, com 10 polegadas. Nesta linha 2021, esse multimídia incluirá as funções AndroidAuto e Apple CarPlay, antecipando-se em modernidade para contemplar consumidores ainda mais exigentes e conectados. Além de um espaço interno e volume de porta-malas com 450 litros de capacidade, o T40 Plus possui 1,57 metro de altura e 1,75 m de largura.

A lista de equipamentos traz: Travamento automático das portas a 15 km/h; Aviso de cinto não acoplado (piloto e copiloto); Freios com ABS e EBD; BAS - Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico); BOS - Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio); ESP - Eletronic Stability Program (controle eletrônico de estabilidade); TCS - Traction Control System (controle eletrônico de tração); HSA - Hill Start Assist (assistente de partida em rampas); TPMS - Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus); Freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira); Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro; Luzes diurnas de LED; Luzes de conversão estática – faróis seguem o movimento de esterçamento do volante em baixas velocidades para auxiliar nas manobras; Retrovisor interno antiofuscante; Função GSI (Indicador de troca de marchas, versão MT); Função "Follow Me Home"; Abertura interna da tampa do tanque de combustível; Trava elétrica das 4 portas e da tampa do porta-malas; Imobilizador; Alarme antifurto; Cruise control (controlador de velocidade), acionado por teclas no volante; Espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico; Faróis com regulagem elétrica de altura do facho; Faróis com acendimento automático em função da luminosidade (sensor crepuscular);Volante revestido em couro; Banco do Motorista com ajuste de altura; Dois assentos com Isofix; Rodas de liga leve com 16 polegadas, pneus 205/55 R16; Direção com assistência elétrica; eComandos de áudio no volante de direção. A versão CVT ainda inclui os seguintes dispositivos: Sistema start-stop; Ar-condicionado eletrônico com ajuste automático de temperatura. Em ambas as versões, o cliente pode, ainda, exigir o Pack 3, que acrescerá somente R$ 3 mil, e incluirá bancos em couro ecológico e câmera de ré.


T50 Plus - Recém passado por uma bem sucedida cirurgia plástica em seu design, o T50 Plus modelo 2021 exibe nova personalidade. A frente do modelo está completamente reformulada. As lanternas transformaram-se em filetes bem estreitos, devidamente acompanhados da tecnologia DRL (luzes diurnas em LED), com os faróis ocupando grande área na base do para-choque. Ao centro da grade, o modelo traz um filete em preto fosco, que ressalta o perfil robusto da proposta estilística. A lateral mistura linha alta na “cintura” e traços que surgem no capô dianteiro e no para-choque que promovem sensação de fluidez dinâmica e constante movimento. A pequena janela e a coluna C ficaram “escondidas” com apliques pretos, o que transformou a lateral do carro e realçou a sensação de robustez que convém a um SUV. A única diferença na traseira surge em um aplique aluminizado que dá acabamento ao centro do para-choque, tal qual na dianteira.


O T50 Plus recebeu novos dispositivos. O grande destaque está no pacote de segurança passiva, composto por seis air bags de série (dois frontais, dois laterais e dois para cabeças, tipo cortina). Teto solar elétrico e kit multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple Car Play de série são outras novidades entre os equipamentos de série do novo T50 Plus. Modelo será vendido no Brasil com motor 1.6 16V DVVT e caixa automática tipo CVT, com 6 marchas programadas eletronicamente, a partir de R$ 101.990,00, já no Pack 2. O modelo mantém o mesmo trem de força da versão anterior. O motor desloca 1,6 litro, possui quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão e no de escape – daí a designação DVVT (Dual Variable Valve Timing). O sistema garante torque nos baixos regimes e potência nas altas rotações, pois altera o tempo de abertura e fechamento das válvulas de acordo com a necessidade instantânea do motor. Movido a gasolina, ele desenvolve a potência de 138 cv a 6.000 rpm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo.


Os principais equipamentos de série são: Ar-condicionado digital e automático; Vidros das quatro portas com antiesmagamento, trava central e retrovisores com acionamento elétrico e função one-touch para subir/descer os vidros; Alarme antifurto; HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives; ESP (Electronic Stability Program), ou Controle Eletrônico de Estabilidade; TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada;Sistema de freios com ABS, BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente) e BAS (assistente nas frenagens de pânico); Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis; Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; Coluna de direção ajustável na altura; Computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro; Faróis com regulagem elétrica de altura; Banco traseiro bipartido 60/40; Banco do motorista com ajuste de altura; Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes; Luzes de conversão estática (cornering lights); Rodas de liga leve aro 16; Volante multifuncional; Duas entradas USB; Tomada 12V no console central e no porta-malas; e Direção com assistência elétrica e efeito progressivo. Quando equipado com o Pack 3 (R$ 105.990,00), o T50 acresce os seguintes dispositivos: Câmera de imagem panorâmica 360 graus e bancos revestidos em couro ecológico.


T60 Plus – O modelo foi aquele que sofreu as alterações mais significativas no design, com frente e traseira completamente redesenhadas, além de um interior também cheio de inovações. O T60 2021 estreia com teto solar elétrico, conectividade do kit multimídia para AndroidAuto e Apple CarPlay, novas rodas de liga leve, ar-condicionado automático digital com comandos tipo touch, além de seis air bags. Com motor 1.5 Turbo e sistema VVT, que rende 168 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, conjugado a uma caixa de câmbio CVT (automático com 6 marchas eletrônicas), o SUV acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e atinge 195 km/h de velocidade máxima.


O novo T60 Plus adota um visual dianteiro: o grupo ótico é dividido em dois segmentos, cabendo às estreitas lanternas a função de acomodar as luzes diurnas em LED (sistema DRL de série). Com um formato de “V” invertido, elas dão autenticidade ao SUV, compondo um visual inédito e exclusivo. Ao centro, a grade do radiador é larga, proeminente, de corte reto, como convém a um SUV imponente. Nas extremidades dessa grade, o complemento do grupo ótico traz os faróis. Nas vistas laterais, recebeu rodas de novo desenho e apliques plásticos na base das soleiras de portas. Na parte de trás, o mesmo detalhe orgânico que forma o “V” invertido das lanternas dianteiras ressurge nas traseiras, onde o desenho do conjunto ótico adota uma extremidade apontada para baixo.


O conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS, BAS e BOS, sendo esses dois últimos, respectivamente, Brake Assist System e Brake Overide System, isto é, assistência em frenagens de pânico e sistema de “cancelamento”, que atua quando se pisa simultaneamente em freio e acelerador (é cortada a potência do motor, prevalecendo a segurança das frenagens). As rodas são de liga leve aro 17” e têm desenho inédito, calçando pneus 215/50 R17. A direção é um capítulo à parte. Oferece sistema elétrico progressivo, o que garante maior conforto e segurança ao dirigir sem subtrair potência do motor como nos sistemas hidráulicos. Concebido para acomodar confortavelmente uma família de 5 pessoas, outro diferencial do T60 Plus é a capacidade do porta-malas de 650 litros, que ainda permite expansão com o rebatimento do banco traseiro e que pode chegar a 1.210 litros.


Com dimensões generosas – 4,41 metros de comprimento, 1,8 m de largura, 1,66 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos –, o T60 Plus acomoda confortavelmente cinco adultos e prima pela sofisticação. O acabamento é refinado e a lista de equipamentos premia o cliente com o pacote generoso. Ele repete os itens já constantes em outros SUV´s da marca, já na chamada “versão básica”, ou seja, o Pack 2 (R$ 118.990,00): chave Keyless, faróis com acendimento automático, luzes diurnas de LED (DLR), faróis com regulagem elétrica de altura, luzes de conversão estática, cruise control, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, computador de bordo, volante multifuncional, freios com ABS, BAS e BOS, assistente de partida em rampa (HSA – Hill Start Assist), controles eletrônicos de tração e estabilidade (TCS e ESP), TPMS, assentos Isofix, vidros com acionamento elétrico, retrovisores com acionamento elétrico, direção elétrica progressiva e freio de estacionamento elétrico, além de painel 100% Digital Active Info Display, com tela de TFT e 3 modos de apresentação, tela multimídia de 10,25 polegadas no console central, com conectividade compatível para AndroidAuto e Apple CarPlay e Central touch de comandos do multimídia e da climatização. Há um pacote de opcionais que faz seu preço chegar ao valor de R$ 121.990,00, e que inclui: câmera de ré e bancos em couro ecológico.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atua como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

bottom of page