top of page

Integração com novas beneficiárias do POT Mães Guardiãs reúne cerca de 300 pessoas na zona sul da Capital

As mães e mulheres da comunidade escolar tiveram contato com a equipe técnica do programa para receber as primeiras orientações sobre o programa e iniciar as atividades na rede municipal de ensino


Foto: Hilton Souza
Foto: Hilton Souza

As novas beneficiárias do Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs se reuniram, nesta segunda–feira, 17 de março, em uma integração da iniciativa da Prefeitura de São Paulo. A ação ocorreu no CEU Vila Rubi, na zona sul da cidade com cerca de 300 mulheres. Durante o evento, as participantes foram acolhidas e orientadas sobre o papel que irão desempenhar na comunidade escolar, oferecendo apoio e cuidado para o desenvolvimento dos bebês, crianças e adolescentes.

Ao longo dos próximos dias serão realizados outros eventos semelhantes para as demais beneficiárias que entraram neste ano no POT Mães Guardiãs. Os encontros buscam fortalecer a educação, o vínculo com as famílias e a promoção de um ambiente seguro e acolhedor na escola. O encontro já ocorreu para o grupo do centro-oeste, e passará pelas regiões norte e leste, ainda nesta semana.

As próximas programações acontecerão no CEU Freguesia do Ó, no dia 18 de março, e depois no CEU Carrão, no dia seguinte. As novas Mães Guardiãs encontrarão palestras sobre temas do cotidiano das unidades educacionais como atividades pedagógicas, alimentação escolar, orientação sobre a qualificação profissional nos Centros POT, além de espaços voltados para a realização de cursos e apoio para as frentes de trabalho, entre outros.

“O Programa Operação Trabalho, em seus vários projetos, além de dar uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, incentiva a qualificação profissional, preparando cada participante para a saída do POT. Além disso, contamos com o suporte do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) que ao logo da jornada, está próximo ofertando vagas de emprego”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, que esteve no evento de integração, com demais autoridades.

A ex-beneficiária Layza Martins Urbano, 27 anos, também participou desta integração para falar de sua experiência como Mãe Guardiã, entre os anos de 2022 e 2024. “Fiz inscrição em mais de uma edição e fiquei muito feliz por conquistar a vaga, além de ter tido uma trajetória de aprendizado. Neste ano término meu curso superior em pedagogia, algo que foi despertado durante essa vivência na escola. Também estou trabalhando, oportunidade que surgiu com o apoio do programa”, ressalta.


Foto: Hilton Souza
Foto: Hilton Souza

Conheça o Programa

Criado em 2021 para ajudar a cumprir os protocolos sanitários ainda no período pandêmico, o Mães Guardiãs, que integra o POT – Programa Operação Trabalho, realizado em parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ganhou tanta importância que se consolidou na rede municipal.

As Mães Guardiãs atuam em atividades para evitar a evasão escolar, como o apoio no acompanhamento da frequência escolar e as visitas domiciliares em casos necessários. A rede também conta com as Mães Guardiãs da Alimentação Escolar que trabalham apoiando nos cuidados com as hortas pedagógicas e conscientização dos estudantes sobre hábitos alimentares saudáveis.

Também colaboram para o incentivo à Cultura de Paz e boa convivência escolar, o fortalecimento da atuação familiar e para a defesa dos direitos humanos.

As participantes contam com bolsa auxílio no valor de R$ 1.593,90 e desempenham atividades de segunda a sexta-feira, com carga horária de 30 horas semanais, sendo seis por dia. As selecionadas poderão ficar no programa pelo período de 12 meses, com avaliação para renovar por mais seis meses.

Comments


bottom of page