top of page

Inspirado em uma história real, "Lições de Liberdade", estrelado por Steve Coogan, chega aos cinemas em 24 de julho

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

"Lições de Liberdade" (“The Penguin Lessons”) estreia nacionalmente em 24 de julho, com distribuição da Diamond Films. Estrelado por Steve Coogan ("Philomena") e Jonathan Pryce ("Dois Papas"), o longa é inspirado na história real sobre a amizade improvável entre um professor britânico e um pinguim. Em meio às tensões políticas da ditadura militar na Argentina, na década de 1970, homem e animal criam um laço profundo, capaz de tirar o docente da apatia e ensiná-lo valiosas lições sobre esperança e liberdade.


Trata-se de um filme leve e envolvente, como afirma a crítica internacional. De acordo com Frank Scheck, do Hollywood Reporter, Coogan entrega uma “ótima performance, cujo timing cômico e entrega impassível tornam o filme por vezes hilário”. Além disso, ainda segundo o THR, “sob a direção cuidadosa de Peter Cattaneo, "Lições de Liberdade" é delicioso de ver, do início ao fim”.



Já o LA Times, define a trama como “uma história comovente e engraçada”, cuja “arma secreta é Coogan”. “Sua entrega seca e direta faz com que o amargo nunca seja tão forte, nem o sentimental seja meloso demais”, escreve a crítica Katie Walsh. Esse mesmo equilíbrio, segundo ela, é visível na direção de Cattaneo e no roteiro de Jeff Pope, que adapta o livro “As Lições do Pinguim”, de Tom Mitchell. “Eles balanceiam o tom de um retrato histórico dramático do fascismo e uma história charmosa sobre um animal.”


Embora também elogie Coogan e seu “talento natural para manter uma compostura altiva diante do absurdo”, é o intérprete do pinguim Juan Salvador que recebe os maiores louros de Guy Lodge, crítico da Variety. Chamando-o de MVP (sigla em inglês que designa o jogador mais importante de uma partida), Lodge descreve o pinguim como “um talento aviário carismático", capaz de convencer o espectador mais cético do seu poder transformador na vida daquele professor.


Com distribuição da Diamond Films, a maior distribuidora independente da América Latina, "Lições de Liberdade" estreia em 24 de julho no Brasil.

Comentários


bottom of page