Buscar

Hotel no centro da cidade passa a ser unidade de acolhimento para famílias em situação de rua

Assistência social cria mais 260 vagas para famílias vulneráveis na capital


A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), inaugura nesta sexta-feira (11) mais um Centro de Acolhida Especial (CAE) para Famílias em situação de rua, localizado na região central da cidade. O imóvel tem 70 quartos com capacidade para atender 260 pessoas e foi adaptado para receber as famílias.


O atendimento social é realizado pela equipe técnica da parceria entre a SMADS e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Centro de Referência e Desenvolvimento Comunitário Correia (CRDC). O serviço já recebeu 12 famílias no novo centro de acolhimento.


Os núcleos familiares são compostos por mulheres e homens trans, mães solo, famílias que antes estavam acolhidas em serviços diferentes, entre outras situações. O local dispõe de suítes quádruplas, triplas ou duplas e os conviventes recebem quatro refeições diárias, serviços de higiene e manutenção do dormitório. Os recursos de reforma e os móveis foram repasses da Secretaria.


Desde a situação de emergência decretada no município em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, foram criadas 1.709 novas vagas para pessoas em situação de rua, sendo 672 em oito equipamentos emergenciais em centros esportivos, 400 em Centros Educacionais Unificados (CEU), 207 em um Centro de Acolhida Especial para Idosos e 430 vagas para hospedagem de idosos em situação de rua já acolhidos na rede socioassistencial, em oito hotéis (sete na região central e um na região norte).


Das vagas criadas durante a pandemia, 1.023 estão em funcionamento. Os equipamentos funcionam 24 horas e são voltados a diversos perfis.


O imóvel

O empreendimento está localizado no espaço do antigo Hotel Plaza, que por anos foi fruto de uma disputa judicial, mas, desde outubro, integra oficialmente o portfólio de imóveis da Cohab-SP.


No evento, a Companhia de Habitação vai transferir a posse do imóvel para a SMADS. O prédio do antigo Hotel Plaza, também chamado de Art-Palácio, está localizado na Avenida São João, número 407.


A desapropriação do terreno aconteceu com fundos da Secretaria Municipal de Cultura, que era responsável por 61% da área, referente à parte do cinema. O restante – 38% do edifício – foi desapropriado pela Cohab-SP, área em que serão adaptadas as moradias. Em outubro de 2020, a Justiça concedeu o auto de imissão na posse do terreno para a Cohab. Após tratativas entre as três Secretarias, foi acordada a cessão da área para a SMADS.


Cessão

A cessão do edifício é realizada por meio de ajuste formalizado entre as secretarias envolvidas. Esse ajuste define os termos da cessão de posse. A proposta inicial para a cessão é de 60 meses. Esse é um empreendimento ligado ao Fundo Municipal de Habitação (FMH) sendo a Cohab-SP o órgão operador do Fundo.


Cinema Art-Palácio

Além do Plaza Hotel, o prédio Art-Palácio também abriga um cinema homônimo, fechado desde 2012. Inaugurado oficialmente em novembro de 1936 com o nome de Ufa Palácio, estreou com o filme alemão "Boccaccio". Por décadas foi respeitado como uma das principais salas de cinema de São Paulo, atingindo o ápice entre as décadas de 1950 e 1960. Foi nessa época que começaram e a ser exibidos filmes mais populares, concentrando os lançamentos do cineasta brasileiro Amácio Mazzaropi, que eram exibidos primeiro ali para, só depois, partir para o grande circuito.


A chegada dos anos 1970 ocasionou uma grande mudança no cenário cultural da cidade de São Paulo e o Cine foi um dos principais a sentir o impacto. Para manter as portas, nos anos 1980, passou a exibir filmes adultos, e assim foi até o fechamento, em 2012.


Ficha técnica

Área total do terreno: 2.198,17 m²

Área construída: 5.214,92 m²

Número de unidades: 70

População atendida: 260

2 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br