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Foto do escritorRedação JBA

Hospital Veterinário Público da Zona Sul adota modelo de atendimento para casos não emergenciais

Às segundas-feiras, das 14h às 16h, a unidade agenda as consultas para a semana seguinte, em vez de distribuir de senhas

Foto: Divulgação

A partir de segunda-feira (14), o Hospital Veterinário Público da Zona Sul, um dos quatro administrados pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), adota um novo modelo de atendimento para casos não emergenciais de cães e gatos. Toda segunda-feira, das 14h às 16h, a unidade, localizada em Jurubatuba, estará de portas abertas para fazer o agendamento dos atendimentos para a semana seguinte, mediante disponibilidade de vagas.


Quando houver feriado, o agendamento acontece no primeiro dia útil subsequente. Nessa etapa, o tutor não precisa levar o animal, porém, se houver dúvida sobre a gravidade da condição clínica do cão ou gato, a indicação é que leve para avaliação. Uma vez agendado, basta o tutor retornar ao hospital com o animal no dia e horário definidos. O munícipe poderá agendar um paciente (para primeiro atendimento) por vez, e até dois pacientes por mês, respeitando o limite previsto em legislação de animais por domicílio.


A unidade norte foi a primeira a implantar o sistema às quartas-feiras, em seguida a unidade leste iniciou a modalidade às terças-feiras e, agora, na região sul às segundas-feiras. A ideia, que visa oferecer mais comodidade aos tutores, vem sendo bem-recebida pelos usuários das unidades em que o modelo já funciona. O mecânico Pedro José Santana Filho, 36, tem quatro cachorros e três deles já precisaram utilizar algum serviço do hospital veterinário da região norte.


Negão, um de seus animais de estimação, está com um tumor na boca e recebe atendimento no hospital. "Eu comecei a utilizar o serviço quando as pessoas faziam fila de madrugada para receber uma senha. Agora, com esse novo sistema, eu faço o agendamento de consulta e no dia marcado o médico me passa todas as orientações sobre o tratamento, avalia meu cachorro e são feitos novos agendamentos conforme a evolução clínica dele. Então acredito que foi uma boa mudança", relata.


O agendamento semanal para atendimento de casos não emergenciais não afeta os casos de urgência e emergência, que continuam sendo atendidos em qualquer horário do funcionamento da unidade. “A medida foi muito positiva e trouxe mais comodidade para os usuários, além de reforçar a ideia de que urgência e emergência não precisam de agendamento, tampouco de senha, pois o atendimento não é por ordem de chegada e acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h”, esclarece a coordenadora da Cosap, Analy Xavier.


Foto: Divulgação

Serviços são destinados à população de baixa renda


O serviço prestado pelos hospitais veterinários públicos é exclusivo à população de baixa renda residente na cidade de São Paulo. “O serviço oferecido pela Prefeitura de São Paulo serve de referência para todo país. Infelizmente nem todos os demais municípios oferecem serviço similar ao nosso e muitos tutores se deslocam para a capital de forma equivocada, na expectativa de serem atendidos”, destaca Daniel Leite, diretor da Divisão de Hospitais Veterinários Públicos.


De acordo com dados da Cosap, em média 10% das pessoas que buscam os hospitais não moram em São Paulo, e 30% não se encaixam no critério de vulnerabilidade econômica, ou seja, não preenchem os requisitos para serem atendidos nesses equipamentos. “Por lei, a responsabilidade pelos cuidados com a saúde e bem-estar dos animais é de seus tutores, por isso, ao oferecer assistência gratuita, a municipalidade prevê o atendimento para a população carente, que não teria acesso a serviços particulares”, reforça Leite.


Foto: Divulgação

Documentos necessários para o agendamento


Tanto no dia do agendamento quanto no dia do atendimento o tutor deve apresentar os seguintes documentos: Registro Geral do Animal (RGA), documento constando foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de comprovante de endereço e comprovante de cadastro em programa social, se houver.


O RGA é obrigatório por lei no município de São Paulo a todos os cães e gatos com idade superior a 3 meses. O documento, que funciona como uma carteira de identidade para o animal de estimação, apresenta dados do pet e informações sobre o tutor.


A carteirinha pode ser solicitada de forma online pelo Portal SP156 ou presencial em uma das praças de atendimento. Vale lembrar que as unidades localizadas na Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), nas Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) Butantã e Capela do Socorro, além das subprefeituras de São Miguel e Vila Prudente estão de portas abertas para emissão da carteirinha digital em livre demanda, já as demais funcionam mediante agendamento prévio.


Mais informações podem ser acessadas aqui.


Para saber mais sobre a solicitação do RGA acesse a página aqui.


Hospital Veterinário Público da Zona Sul

Endereço: rua Agostino Togneri, 153, Jurubatuba

- Atendimento não emergencial mediante agendamento às segundas-feiras, das 14h às 16h, com triagem social obrigatória. Quando houver feriado, o agendamento acontece no primeiro dia útil subsequente.

- Atendimento de urgência e emergência de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.


Documentos necessários para o atendimento:

1. Documento de identificação oficial com foto e CPF do responsável pelo animal;

2. Comprovante de residência atualizado em nome do responsável pelo animal;

3. Registro Geral do Animal (RGA);

4. Cartão/comprovante de programa social, se houver.


Veja mais sobre os hospitais veterinários públicos aqui.

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