Buscar

Hospital São Luiz Morumbi orienta sobre o coronavírus

Atualizado: Jul 9

Os coronavírus fazem parte de um grupo de diferentes vírus que podem provocar infecções respiratórias, com quadros que vão de leves a moderados e, às vezes, graves. A SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e a MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) são doenças provocadas por coronavírus. No final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, foi identificado um surto de infecções por um novo coronavírus, denominado COVID-19.


Como o Coronavírus se apresenta?

Na maioria dos casos, os sintomas são leves e a doença, sem gravidade. As formas leve e moderada apresentam febre, tosse, dificuldade para respirar, dor muscular e diarreia. Na forma grave, observa-se piora do quadro respiratório, como aumento da pneumonia e falta de ar, podendo evoluir para insuficiência respiratória.


Como o coronavírus é transmitido?

Por meio de inalação ou contato com gotículas de tosse, espirro, saliva e secreções oculares. Por contato próximo (aperto de mãos, abraço, beijo) com possíveis portadores do vírus. Por contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Em quanto tempo os sintomas se manifestam?

O período de incubação varia de 5 a 12 dias.


Como são definidos os casos suspeitos?

A principal atenção está direcionada para quem esteve recentemente em países e regiões com casos confirmados da doença, ou quem teve contato com pessoas suspeitas de portar o vírus nos últimos 14 dias.

Como lavar corretamente as mãos?

A higienização precisa ser nas unhas, entre os dedos, dorso das mãos, até a altura dos pulsos, e deve durar, pelo menos, 20 segundos.


Idosos

Idosos que sofrem de doenças crônicas têm sido os pacientes mais afetados pelo vírus o COVID-19. A taxa de mortalidade nessa população que contraiu o vírus é de 14,8%.

Por outro lado, crianças e jovens de 0 a 19 anos, apresentaram poucos sintomas da doença.


Como é o tratamento do coronavírus?

Os hospitais da Rede D’Or São Luiz estão totalmente preparados para receber os pacientes para quaisquer procedimentos. Os casos suspeitos de coronavírus são direcionados para instalações determinadas, com fluxos e procedimentos específicos que acolhem o paciente até que o diagnóstico seja realizado e o tratamento orientado. O médico pode indicar medidas para alívio dos sintomas e que ajudam a recuperação, como repouso, hidratação e medicamento contra febre e dor. Além disso, o isolamento domiciliar é indicado para situações sem sinais de complicações, que não demandam internação, conforme indicação médica.


O Hospital São Luiz Unidade Morumbi foi inaugurado em 2000, em São Paulo. Pertence, desde 2010, à Rede D’Or São Luiz, maior operadora independente de hospitais do Brasil. É um hospital geral de alta complexidade e um dos mais modernos hospitais da América Latina, incluindo centro cirúrgico capacitado para cirurgias robóticas. Possui 201 leitos, sendo 122 apartamentos, 50 são leitos em UTI Adulto, 19 da Semi-Intensiva e 10 na UTI Infantil, além de Pronto-Socorro Adulto e Infantil, Centro Médico com atendimento a mais de 20 especialidades médicas com hora marcada, clínica Oncologia D’Or e um completo Centro de Diagnósticos. Possui certificado na metodologia Qmentum, pelo Acreditation Canada International.

75 visualizações

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br