Além disso, a instituição também aprimorou os cuidados com os colaboradores e ambiente
Via Assessoria Hospital São Luiz Jabaquara
Em janeiro de 2020, através dos primeiros alertas da Vigilância Epidemiológica sobre o novo Coronavírus, o Hospital São Luiz Jabaquara – Rede D’Or iniciou seu planejamento para o enfrentamento que se iniciaria nos próximos meses. Inicialmente foi criado um Comitê de Crise para a descrição de um plano de contingência em fases visando os diferentes momentos da epidemia. O foco do Comitê foi trabalhar junto às equipes assistenciais a identificação de pacientes com critérios de suspeição e desenvolver no Pronto Atendimento um fluxo de atendimento separado destes casos, a fim de garantir a segurança dos profissionais e demais pacientes.
Devido à projeção da epidemia, prevendo um aumento na complexidade dos casos para os meses seguintes, este Comitê em consonância com a Rede D’Or planejou alterações estruturais e aquisições de equipamentos, medicamentos e demais insumos para esta unidade. Em meados do mês de março identificamos nosso primeiro caso positivo e nos tornamos referência na Rede D’Or regional São Paulo para atendimento a pacientes internados por esta patologia. Desde então mais de 400 pacientes suspeitos internaram em nossa unidade. Tivemos mais de 200 casos confirmados da COVID19 e 170 altas
Para lidar com este volume de casos suspeitos recebemos reforços de outras Unidades para otimização de ações relacionadas ao desenvolvimento de protocolos específicos, treinamentos de novas rotinas as equipes e acompanhamento diário de indicadores relacionados à ocupação hospitalar, assistência ao paciente e acompanhamento dos profissionais. Voltado à prevenção de infecção para esta unidade foram adquiridas também novas tecnologias como filtros HEPAs portáteis e robôs para realizar desinfecção dos leitos após alta hospitalar, garantindo assim um ambiente mais seguro e minimizando risco ocupacional. Em parceria com o IDOR (Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino) serão desenvolvidas pesquisas cientificas na tentativa de responder algumas perguntas relacionadas a aspectos desta doença e medicamentos. Temos uma grande expectativa nesta parceria, pois acreditamos que traremos respostas a alguns anseios da sociedade.
Se o desafio do isolamento social na comunidade é árduo, dentro do hospital é ainda mais difícil, pois o paciente no momento de sua maior fragilidade não pode ter seu ente querido próximo para apoiá-lo. Para minimizar essa solidão nossa equipe e colaboradores têm trabalhado ações de empatia e humanização com os pacientes desde a admissão até a alta. Também estamos realizando ações motivacionais e de agradecimento contínuo aos nossos colaboradores da assistência e apoio que estão distantes da sua família e dedicados a família do próximo. Temos certeza que essa pandemia está trazendo mudanças não só sociais, mas também tem nos estimulado a repensar novas formas de práticas assistenciais aprimorando o cuidado ao paciente, colaborador e ambiente
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