top of page
Buscar

Hospitais públicos de SP apostam no alento e conforto gerado pela música clássica a pacientes

O projeto Vida em Pauta é realizado semanalmente no Instituto da Criança e do Adolescente, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e no Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual.

Foto: Oscar Nuñez Gardiano

Em duos ou trios, os músicos fazem pequenos concertos de 15 minutos em cada setor dos hospitais e tocam repertório erudito, com ênfase para composições clássicas e barrocas. Pesquisas revelam diminuição do nível de ansiedade, dor e sintomas depressivos.


“Obrigado pelo carinho e, sobretudo, pelo tempo de vocês. Aliviam o caos e trazem alento à alma. Muito grata.” As palavras da Dra. Veruska Menegatti, assistente médica do Pronto Atendimento do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), atestam os efeitos e os benefícios que a música clássica proporciona a pacientes e profissionais de saúde. Veruska presenciou a reação dos internados durante uma sessão do projeto Vida em Pauta.


Idealizado pelo músico Sérgio Melardi, o projeto Vida em Pauta é realizado semanalmente no Instituto da Criança e do Adolescente, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e no Instituto de Atendimento Médico ao Servidor Público Estadual. A iniciativa leva música clássica a hospitais públicos numa ação de humanização.


Desde abril de 2023, foram 25 mil pessoas “atingidas” pelo projeto. Até o final deste, ano serão 100 apresentações nos três hospitais. Estudos demonstram a capacidade da música dos grandes mestres, principalmente de Bach, Vivaldi e Mozart, de serem indutores de transformações profundas no cérebro, auxiliando na recuperação.


Foto: Oscar Nuñez Gardiano

O repertório, selecionado por Melardi e sua equipe, apresenta melodias calmas e harmoniosas, criteriosamente escolhidas para diminuir ansiedade e trazer equilíbrio ao hospitalizado. Também se optou pela utilização de instrumentos cuja frequência e timbre sonoro sejam absorvidos de maneira não invasiva pelos ouvintes.


Músicos de excelência em seus instrumentos foram convidados a integrar a iniciativa. Atualmente, a equipe conta com 16 artistas. Para Melardi, a qualidade dos intérpretes é essencial para que o projeto atinja seu potencial máximo em termos de benefícios, qualidade artística e impacto positivo na comunidade, oferecendo uma experiência auditiva agradável e enriquecedora para os pacientes.


As atuações acontecem em parceria com a equipe hospitalar: os músicos são preparados para compreender o contexto dos hospitais e recebem orientações específicas para interagir de maneira adequada com pacientes e familiares.


O projeto Vida em Pauta conta com o patrocínio da Drogasil, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e é realizado pela Interarte.


Site do projeto: clique aqui

Comments


bottom of page