Buscar

Higiene é bom e todo mundo gosta!

Atualizado: Jun 25

Por Celso Russomano


Aqui começam as dicas da melhor forma de consumir produtos animais e derivados. Prevenir é melhor que remediar. O estabelecimento deve estar limpo e sem moscas. As carnes e os peixes devem estar guardados em câmara fria e não podem ficar expostos em cima do balcão à temperatura ambiente, e sim em vitrinas refrigeradas. O manipulador do alimento deve usar máscara, avental e botas. Tudo deve estar limpo e com boa aparência. Isso é importante para evitar os mais variados tipos de doença. Além, é claro dos protocolos de higiene devido a pandemia do novo coronavírus, álcool em gel na entrada do estabelecimento, exigência do uso de máscaras não para os funcionários como para os clientes etc.

Ao lado da bancada de corte da carne, deve haver uma pia com sabão antibacteriano para higiene pessoal.


Não aceite carne com sebo ou aponevrose (pelanca) quando da pesagem, pois essa é uma forma de obrigar o consumidor a pagar por algo que ele não quer consumir. Caracteriza afirmação falsa e enganosa sobre a qualidade e a quantidade da carne (com sebo e pelanca o peso aumenta e quem paga é você) e, ainda, prática abusiva, por prevalecer-se da ignorância do consumidor para impingir-lhe o produto.

Você tem o direito de pedir a quantidade de carne que quer levar (não é obrigado a levar uma peça inteira) e que o corte seja feito na sua frente. Não aceite a carne cortada e embalada, prática que virou regra nos supermercados. Exija que a carne seja moída na sua frente, pois alguns açougues misturam corante verme­lho à carne de segunda para parecer carne de primeira e você acaba levando para casa um produto adulterado.

O preço das carnes deve estar afixado em tabela e o anunciado tem de ser cumprido (Amparo Legal: artigos 31; 39, incisos I, II, IV e IX; e 66, do Código de Proteção e Defesa do Consumidor – CPDC; artigo 11, alínea c, da Lei Delegada n.º 4, de 26/9/1962).


Celso Russomanno é bacharel em Direito e jornalista especializado em defesa do consumidor. Deputado Federal, está em seu quinto mandato.

11 visualizações

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br