Buscar
  • Redação JBA

Higienópolis recebe exposição do fotógrafo Vicenzo Pastore

A entrada é gratuita

Imagem: Reprodução

Quem visita o Istituto Italiano di Cultura até o dia 18 de fevereiro tem a chance de apreciar as exposição em homenagem O fotógrafo italiano, radicado no Brasil, Vincenzo Pastore. A partir de uma seleção de imagens do acervo do Instituto Moreira Salles uma exposição em que é possível explorar uma São Paulo no começo de sua transformação na passagem do século XIX para o XX.


Vincenzo Pastore, além de desenvolver um importante trabalho de retratos posados em seu estúdio, nos deixou uma rica coleção de imagens das ruas e das pessoas que habitavam esta cidade ainda em formação.


O olhar diletante com que Pastore circulou pelas ruas de São Paulo no início do século XX levou-o a desenvolver um valioso painel documental de tipos e costumes das ruas de uma cidade ainda pacata que pouco tempo depois seria desfigurada pelo desenvolvimento econômico, com flagrantes de personagens marginais e trabalhadores de rua como jornaleiros, feirantes e engraxates. Seu trabalho, com uma câmera de pequeno formato, confere às imagens uma nova estética, radicalmente distinta das imagens de cena de rua que eram produzidas no século XIX com câmeras de grande formato sobre tripés.


Ao longo de sua carreira, o artista também teve suas fotografias publicadas em revistas ilustradas, como “A Cigarra” e “A Vida Moderna”.


Vincenzo Pastore: paisagem urbana, paisagem humana

Istituto Italiano di Cultura

Av. Higienópolis, 436

Até 18 de fevereiro - Gratuito

Segunda a quinta, das 9h às 13h e das 15h às 17h Sexta, das 9h30 às 13h