Buscar

GLB 200 Launch Edition completa o portfólio de SUVs da Mercedes

GLB Launch Edition é o mais novo SUV da Mercedes-Benz que chega ao Brasil oferecendo sete lugares e longa distância entre eixos, o que garante um espaço generoso. Além disso, o modelo, que completa o portfólio de SUVs da marca, permite a alteração da configuração interna, possibilitando, quando não estiver com os sete ocupantes, ampliar sua capacidade de carga com o rebatimento total ou parcial dos assentos da segunda e terceira fileira.


Produzido na fábrica de Aguascalientes, no México, é o primeiro Mercedes-Benz neste segmento disponível com sete lugares. Os dois assentos na terceira fila podem ser usados por pessoas com até 1,68 metro de altura. O novo membro da família conta ainda com um eficiente motor de quatro cilindros, com sistema de desativação de cilindros quando necessário, visando melhor consumo de combustível, e sistemas de assistência à direção com apoio cooperativo ao motorista.


Com um entre eixos de 2.829 milímetros, o GLB oferece um espaço generoso. A altura para cabeça na primeira fila de assentos é de 1.069 milímetros, a melhor neste segmento. Além disso, o espaço para as pernas na configuração para cinco pessoas é especialmente confortável. A capacidade do porta-malas, variando entre 130 e 1.680 litros, é equivalente à de uma station-wagon. A inclinação dos encostos é ajustável em vários estágios, o que permite que o compartimento de bagagem possa ser aumentado, para uso mais versátil.


O GLB oferece uma terceira fila de assentos, com dois bancos adicionais, que proporcionam um espaço confortável e amplo equipamento de segurança, com apoios de cabeça retráteis, cintos de segurança com tensores e sete airbags, incluindo o airbag de joelho para o condutor. Além disso, o modelo conta com ancoragem ISOFIX para assentos infantis compatíveis, que permitem fixar até quatro cadeirinhas na parte traseira.

Detalhes de conforto na terceira fileira incluem dois porta-copos entre os bancos, assim como dois porta-objetos com interior emborrachado à esquerda e à direita da forração do compartimento de bagagem. Os bancos podem ser rebatidos de forma a ficarem nivelados com o assoalho do porta-malas, para ampliar a capacidade de bagagem. Além disso, a segunda fila, pode ser rebatida total ou parcialmente, na proporção 40:20:40.


Design externo robusto - As poderosas proporções do GLB dão força ao design e as superfícies da carroceria valorizadas, os vincos reduzidos e os encaixes precisos são os maiores destaques. A seção dianteira verticalizada apresenta ainda suas lanternas marcantes, assim como os balanços curtos à frente e na traseira. As portas do veículo se sobrepõem às soleiras, melhorando a facilidade de acesso e mantendo a entrada livre de sujeira, além de aumentar a proteção em caso de impactos laterais. Molduras protetoras pretas em toda a volta do GLB dividem visualmente as proporções e ressaltam a personalidade do veículo, da mesma forma que as proteções inferiores na frente e na traseira. O GLB conta com faróis de LED e faróis de neblina. Eles distribuem a luz com maior amplitude que os faróis principais, iluminando melhor as áreas periféricas. Sua posição baixa no para-choques dianteiro reduz o risco de provocar ofuscamento.


A concepção moderna e funcional do interior do Mercedes-Benz GLB faz com que o automóvel mantenha uma conexão com o espírito off-road. O painel de instrumentos consiste em uma única peça, que tem recortes óticos nas áreas do motorista e do passageiro da frente. O condutor fica em frente a um cockpit formado por uma tela panorâmica, com controles e display executados por meio do MBUX (Mercedes-Benz User Experience).


Um novo item é o elemento tubular característico com aparência de alumínio que arremata a parte inferior do painel de instrumentos e abriga as três saídas de ar centrais redondas. Elas criam uma impressão de robustez, força e um certo ar de diversão ao apoio do painel. Abaixo das saídas de ar fica o painel de controle do ar-condicionado de duas zonas, nas quais as teclas dão a impressão de terem sido usinadas a partir de um cilindro de alumínio sólido.

Os sistemas de assistências trazem a última geração dessa tecnologia para o GLB: Assistente de distância DISTRONIC, Assistente de frenagem, Assistente de manutenção e mudança de faixa, Assistente de ponto cego, Assistente de direção e o Assistente Ativo de Estacionamento com sensores PARKTRONIC. Com uma suspensão conforto, o GLB tem na frente torres de suspensão McPherson e, na traseira, um eixo multilink com molas de compressão com isolamento acústico e vibracional. O modelo também apresenta o sistema de informação e entretenimento MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Entre as principais vantagens da tecnologia, vale destacar o poderoso computador, telas e gráficos brilhantes, mostradores individualizáveis e controle vocal que pode ser ativado com a chamada "Ei, Mercedes".


Motor eficiente e econômico - O motor a gasolina com quatro cilindros do novo GLB foi completamente atualizado para o lançamento da série de modelos compactos. Em comparação com a geração anterior, ele se caracteriza pela potência significativamente maior (163 cv), eficiência elevada e menores emissões. Compacto e leve, o motor que equipa o GLB 200 Launch Edition recebe a designação M 282 e tem 1,33 litros de cilindrada. O novo motor traz a tecnologia de desativação de dois cilindros, dependendo da necessidade, ocorrendo de forma automática, por exemplo, quando o condutor pressiona mais o acelerador, ou ao chegar a um trecho de subida, o motor reage imediatamente, trabalhando com os quatro cilindros. Isso traz uma economia de combustível significante. Otimizando a eficiência e agilidade do motor, o GLB conta com a transmissão 7G-DCT de dupla embreagem, com sete velocidades. Ela se caracteriza pela rapidez nas trocas de marchas na aceleração e pode ser utilizada por meio dos shift paddles posicionados junto ao volante nos modos: Eco, Comfort, Sport e Individual, que permite configurar os vários parâmetros de acordo com a necessidade do condutor. A transmissão conta com duas bombas de óleo, uma mecânica e outra elétrica. Esta última é acionada quando o motor é desligado através da função Start/Stop, mantendo a pressão hidráulica para um acionamento imediato quando o motor for religado, permitindo uma arrancada imediata.



Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atua como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.

8 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

Siga nossas redes

  • Facebook - Círculo Branco

Copyright ©2020. Todos os Direitos Reservados 

Desenvolvido pela Redação do Grupo JBA

São Paulo - Brasil

joba@greco.com.br