Por Vito Zanella
A Jeep acaba de disponibilizar ao mercado brasileiro a picape Gladiator, que chega na configuração Rubicon por R$ 499.990,00 - em todo o Brasil, exceto estado de São Paulo, que tem preço sugerido de R$ 515.913,00. Inspirada no modelo lançado há 60 anos, a nova picape Gladiator tem no visual uma releitura do autêntico design da marca. Um bom exemplo é a lendária grade de sete fendas presente aqui, só que em uma versão mais larga para aumentar o fluxo de ar e ajudar o motor, aspecto importante com o incremento da capacidade de reboque. Já a parte superior da grade fica suavemente inclinada, para melhorar a aerodinâmica. Faróis dianteiros e de neblina de LED proporcionam uma nítida luz branca e enriquecem o estilo do Gladiator, enquanto as luzes de circulação diurna (DRL) formam uma auréola ao redor dos faróis. Atrás, as tradicionais lanternas quadradas ladeiam a tampa traseira, que conta com trava elétrica e três posições de abertura.
De acordo com a marca, um conjunto de componentes e tecnologias disponíveis no Gladiator elevam o conceito off-road a um novo patamar. São eles: Tração 4x4 Rock-Trac, o máximo da capacidade 4x4; Bloqueio eletrônico dos diferenciais Tru-Lok; Desconexão eletrônica da barra estabilizadora; Novo Sistema Off-road+; Nova Câmera Off-Road; Trailrated; Rock Rails; Ganchos de reboque Off-Road; Off-Road Pages; Eixos Dana 44; Protetores de uso Off-Road e Motor 3.6L V6 a gasolina, de 284cv de potência 347 Nm de torque, que trabalha associado a um câmbio automático de 8 marchas. Destaque também para as portas e teto, que são removíveis, enquanto o para-brisa, feito com moldura de alumínio, pode ser rebatido – basta dobrar as alças e prendê-lo nos ganchos do capô.
O interior da Gladiator é um capítulo à parte. A tecnologia está presente em todos os aspectos, e em termos de conforto ela fica evidente através de itens como assistente de voz (hands free), ar-condicionado digital automático de duas zonas, chave presencial com partida remota, câmera de ré, navegação GPS e monitoramento da pressão dos pneus. O sistema de infotainment é outro ponto de destaque. Ele conta com a multimídia Uconnect de 8,4” com Apple CarPlay e Android Auto, além de quadro de instrumentos digital de 7 polegadas, conectores USB do tipo A e C, sistema de áudio premium Alpine com nove alto-falantes, barra de som traseira fixadas na estrutura do teto, subwoofer e amplificador de 552 Watts. Além do sistema de som, o veículo ainda conta com uma caixa de som portátil Bluetooth de 10 x 5,5 x 2,75” ultra resistente, que fica escondida atrás do banco traseiro. Os botões de controle permitem o controle de volume, reprodução, pausa e emparelhamento. Dotada de porta de carregamento USB e entrada de cabo auxiliar, essa caixa portátil extra resiste tanto à poeira quanto à água.
Em relação a segurança, o pacote dispõe de mais de 70 itens, incluindo piloto automático adaptativo, monitoramento de pontos cegos, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência, detector de tráfego cruzado, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e airbags frontais e laterais, entre outros. O Gladiator chega também com pneus de uso misto que oferecem área de contato com a superfície maior do que os pneus comuns, gerando maior tração e controle em situações fora de estrada. As rodas de liga leve de 17” são polidas em preto e alumínio. O modelo pode levar em sua caçamba até 1.000L de volume de carga. Já a capacidade de reboque ultrapassa três toneladas (são 3.138kg, para ser exato). Entre as funcionalidades da caçamba estão quatro ganchos, localizados nas cavidades das rodas para maximizar o espaço de carga (e que podem ser ajustados conforme a necessidade), além de uma tomada elétrica de 220V para uso geral. O suporte do estepe fica sob a caçamba, atrás do eixo traseiro, podendo alojar pneus de até 35 polegadas.
Vito Zanella é jornalista e já passou pela redação de diversos jornais de São Paulo. Atuou como editor de algumas revistas e jornais especializados em automóveis, como Hot Motors, Autos & Afins (do MetroNews), Jornal Farol Autos e Bus Magazine, entre outros.
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