top of page
Buscar

GeoSampa: localize os equipamentos públicos de São Paulo com acessibilidade em Libras

A Central de Intermediação em Libras (CIL) agora está disponível no mapa digital da cidade; confira abaixo o passo a passo para navegar pelo GeoSampa

O Portal GeoSampa, mapa digital da cidade, acaba de ganhar a sua mais nova atualização. Desde o final de junho, a Central de Intermediação em Libras (CIL) pode ser localizada por qualquer cidadão na plataforma georreferenciada do município. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL).


A CIL é um serviço oferecido pela SMPED que através de uma videochamada realiza a intermediação da comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdas, e o servidor público, no atendimento em equipamentos municipais na cidade de São Paulo.


O serviço está instalado em computadores de unidades de saúde, assistência social, educação, entre outros equipamentos públicos, nos chamados Postos de Atendimento Presenciais (PAP-CIL). Além disso, ainda existe a versão em aplicativo, o “CIL – SMPED”, que pode ser baixado gratuitamente e que oferece intérpretes de Libras disponíveis 24 horas por dia para fazer a tradução durante atendimentos em serviços municipais.

No aplicativo também não há custo para o usuário, pois a videochamada é custeada pela que a Prefeitura de São Paulo que assinou contrato com as principais operadoras de telefonia. Portanto, o munícipe que utilizar a CIL não gasta o seu pacote de dados.

A mais nova camada do GeoSampa traz as informações e localizações de todos os equipamentos públicos da capital em que o cidadão pode fazer uso da Central de Intermediação em Libras. No total, são 285 endereços que incluem Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), Centro de Informação Turística (CIT), hospitais, subprefeituras e até bibliotecas.

Além do novo mapa com os PAP-CIL, a camada “Selo de Acessibilidade” foi atualizada no GeoSampa. Ela passa a se chamar “Selo de Acessibilidade Arquitetônica” e mostra os locais cujas edificações foram certificadas por serem acessíveis para pessoas com deficiência. O selo é concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).

Ao todo, 749 localizações receberam essa certificação na capital e podem ser localizadas através da plataforma.

A SMUL é a responsável pela gestão do mapa digital. Em parceria com as demais secretarias municipais, a pasta viabiliza a atualização de camadas já existentes e a inclusão de novos temas para consulta gratuita e online de toda a população.

Como acessar as novas camadas?

Para conferir as localizações dos PAP-CIL acesse o GeoSampa, vá ao menu do lado direito da tela, clique na camada “Acessibilidade” e selecione o botão “Central de Intermediação de Libras”.

Se quiser visualizar os locais com “Selo de Acessibilidade Arquitetônica”, basta seguir o mesmo caminho, abrindo a camada “Acessibilidade” e em seguida clicando em “Selo de Acessibilidade Arquitetônica".

Você pode fazer o download destas camadas selecionando o botão “Download de Arquivos” no canto esquerdo da tela, escolhendo o tema “Acessibilidade” e na sequência clicando no botão “Central de Intermediação em Libras”, ou no “Selo de Acessibilidade Arquitetônica”.

Comments


bottom of page