Por Roberto Maia
O recorde sul-americano de público em jogos de futebol feminino pertence à final do campeonato colombiano final entre América de Cali e Deportivo Cali, em junho, quando 37.100 torcedores estiveram presentes ao estádio Pascual Guerrero, em Cali.
A marca quase foi batida no último domingo, quando Corinthians e Internacional se enfrentaram no Beira-Rio, em Porto Alegre. O primeiro jogo na final do Brasileirão Feminino recebeu 36.330 torcedores – recorde brasileiro - e a partida terminou empatada em 1 a 1.
O jogo de volta será no próximo sábado, dia 24, às 14h, na Neo Química Arena, em São Paulo. Embora o Corinthians esteja cobrando pelos ingressos, diferentemente do que ocorreu no jogo na arena do Internacional, a expectativa é de quebra do recorde continental.
Os recordes anteriores no futebol feminino brasileiro pertenciam ao Corinthians. Em 2019, o Timão decidiu o Campeonato Paulista contra o São Paulo levou 28.862 corinthianos ao estádio. Depois, em 2021, em outra final do estadual contra o Tricolor foram 30.777 torcedores.
O primeiro jogo da final do Brasileirão mostrou muito equilíbrio entre as duas equipes. Agora, quem vencer o segundo duelo ficará com a taça. Caso o jogo termine novamente empatado, a decisão será nos pênaltis. O Corinthians disputa sua sexta final seguida e busca seu tetracampeonato. O Timão também já conquistou vaga para a Libertadores 2023.
Corinthians decidirá a Copa do Brasil no Maracanã
Enquanto esperavam pelo jogo final do Brasileirão Feminino, os torcedores corinthianos acompanharam com apreensão o sorteio que definiu os mandos de jogos da decisão da Copa do Brasil. Evento realizado na sede da CBF no Rio de Janeiro definiu que o primeiro confronto entre Corinthians e Flamengo será na Neo Química Arena, e o segundo no Maracanã. Os jogos serão realizados nos dias 12 e 19 de outubro, respectivamente.
Comandado por Jairzinho, tricampeão com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1979, o sorteio contou com a participação dos treinadores Vitor Pereira e Dorival Junior e dos capitães Cássio e Diego Ribas.
O Corinthians disputa a sua sétima decisão na Copa do Brasil. E, curiosamente, o Timão saiu campeão em três oportunidades que o segundo jogo foi fora de casa. Foi assim em 1995 contra o Grêmio em Porto Alegre, 2002 contra o Brasiliense em Brasília, e em 2009 contra o Internacional na capital gaúcha. O Alvinegro foi vice-campeão nos anos de 2002, 2008 e 2018.
Roberto Maia é jornalista e cronista esportivo. Iniciou a carreira como repórter esportivo, mas também dedica-se a editoria de turismo, com passagens por jornais como MetroNews, Folha de São Paulo, O Dia, dentre outros. Atualmente é editor da revista Qual Viagem e portal Travelpedia.
Comments